Litoral paulista deve sofrer ressaca e ventania no final de semana | Boqnews
Foto: janelas.tv.br/Arquvo

Tempo

19 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Litoral paulista deve sofrer ressaca e ventania no final de semana

Marinha alerta sob risco de ressaca e ventos fortes em vários pontos do litoral brasileiro, especialmente entre São Paulo e parte do Nordeste.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ressaca e ventania.

Assim, a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informa que a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste em vários locais do litoral brasileiro, além de ressaca.

No litoral paulista, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudeste a Leste, com altura entre 2,5 e 3,0 metros, entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 22 à noite.

E, ainda, entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé (RJ), e do Rio Grande do Norte, ao sul de Touros (RN), até o dia 23 pela manhã.

Além disso, após a passagem do sistema frontal, o estabelecimento de um sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Peruíbe (SP), e da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), até segunda (22) pela manhã.

Assim, ainda devido a esse sistema, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sudeste a Leste, com altura entre 3,0 e 3,5 metros, entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), até segunda (22) pela manhã.

E ainda:  de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo (RJ), e da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), até o dia 22 à noite.

 

Final de semana pode ter alagamentos em alguns pontos, em razão da alta da maré. Foto: Arquivo

Ressaca no Nordeste

Em razão do sistema frontal, há possibilidade dos ventos terem intensidade de até 74 km/h (40 nós), no litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 22 pela manhã.

Por sua vez, o mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 20 à noite.

Após isso, são esperados ventos de mesma direção e intensidade entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e do Rio Grande do Norte, ao sul de Touros (RN), entre o dia 20 à noite e o dia 22 à noite.

Assim, devido ao deslocamento do sistema frontal, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,5 metros, no estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 23 pela manhã.

E ainda: de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e do Rio Grande do Norte, ao sul de Touros (RN), até o dia 23 pela manhã.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Além disso, no link www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.