Na última quarta-feira (12), em encontro no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiram o anúncio do edital da obra do túnel Santos-Guarujá.
“Este é um projeto aguardado há décadas pela população da Baixada Santista. O túnel imerso vai reduzir as filas das balsas, melhorar a mobilidade urbana e garantir eficiência logística para o Porto de Santos, fortalecendo a economia da região”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.
Dessa forma, também estava presente na reunião o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Com isso, o edital com os documentos do projeto será publicado no dia 27 de fevereiro. O leilão está previsto para ocorrer no dia 1º de agosto.

Foto: Reprodução/Silvio Costa Filho Instagram
Em post nas redes sociais, Silvio Costa Filho informou que esteve ao lado do governador e falou sobre investimentos que geram oportunidades, conectam regiões e transformam a vida das pessoas.
Além disso, vale lembrar que em dezembro de 2024, o ministro encaminhou o projeto do Túnel para o Tribunal de Contas da União (TCU).
“Estamos tirando do papel uma obra aguardada há quase cem anos pelos moradores da região. Além de fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar na Baixada Santista, o túnel vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano. Além disso, vai fortalecer a infraestrutura portuária e ajudar cada vez mais na geração de emprego e renda do país,”destaca o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Túnel Santos-Guarujá
O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está estimado em R$ 6 bilhões.
Dessa forma, o custo será compartilhado entre o Governo de São Paulo, o Governo Federal e o setor privado. A construção deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, o túnel atende a uma demanda histórica da população da Baixada Santista e reduzirá significativamente o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos fazem a travessia diariamente por meio de catraias e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Além disso, a estrutura total será de 1,5 km, sendo 870 metros submersos. Desse modo, o túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também haverá acesso exclusivo para pedestres e ciclistas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.