Após imbróglio envolvendo os governos Federal e do Estado, enfim um aperto de maõ selou a confirmação da atuação conjunta para a obra do túnel Santos-Guarujá.
Na tarde da última terça-feira (30), o presidente da república Lula (PT) e governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reuniram no Palácio do Planalto para fechar o acordo sobre a construção do túnel.
A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve custar R$ 6 bilhões.
Esse encontro diminui a possibilidade da construção, que chegou a ser fortemente comentada, ocorrer sem participação do Governo do Estado de SP.
Portanto, o anúncio oficial do projeto acontecerá em evento em Santos na próxima sexta (2) pela manhã, dia de aniversário dos 132 anos do Porto de Santos, contando com a presença de Lula e Tarcísio.
Projeto
No lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca (FPLS), do Túnel Santos-Guarujá, em dezembro de 2023, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, apresentou cronograma do túnel.
A previsão é o lançamento do edital em 2024, início da obra em 2025 e conclusão entre 2028/2029.
Dessa forma, o túnel Santos-Guarujá será uma ligação de mais de 800 metros de extensão.
Assim, ele passará por baixo do estuário do Porto de Santos, atendendo veículos rodoviários, VLT (veículo leve sobre trilhos), ciclistas e pedestres.
Sua construção, além de beneficiar a travessia entre as duas cidades, dará mais segurança e agilidade à navegação comercial no complexo portuário.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.