Pesquisa online

Maioria dos brasileiros aprova fim do horário de verão

Pelo menos 6 em cada 10 brasileiros não gosta do horário de verão. E 65,7% concordaram com o fim da medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.

23 de abril de 2019 - 15:58

Da Redação

Compartilhe

Horário de verão

 

Pesquisa online realizada pela Paraná Pesquisas com 2.020 brasileiros em 164 municípios de 26 estados, além do Distrito Federal, acima dos 16 anos, concluiu que maioria dos brasileiros é favorável ao fim do horário de verão.

A medida foi anunciada no início do mês pelo presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 a 17 de abril.

Conforme a pesquisa, 65,7% dos brasileiros concordam com o fim do horário de verão, contra 31,1% que se disseram favoráveis e 3,2% não responderam.

Ou seja, a medida que as faixas etárias evoluem, o índice de concordância sobre o fim do horário de verão aumenta.

Desta forma, entre os jovens, de 16 a 24 anos, os que concordam chegam a 56,1% e os que discordam, 40,6%.

No entanto, já entre aqueles com mais de 60 anos, a relação é mais que o dobro: 70,1% concordam com o encerramento do horário de verão, contra 26,2% contrários.

Outra curiosidade: a medida que cresce a escolaridade, a aprovação à decisão presidencial diminui.

Entre os que têm Ensino Fundamental ou Médio, o percentual é de 68,3% que se disseram favoráveis ao fim do horário de verão.

Já no Ensino Superior, este índice cai para 57,3%.

Não bastasse, outro indicador é que as queixas sobre o horário de verão são maiores entre os moradores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mesmo estados que não são afetados pelo horário de verão.

Afinal, em razão de outros estados do Sul e Sudeste, além do Distrito Federal, serem atingidos pela medida, eles acabam tendo que adequar seus hábitos, como horário de funcionamento de bancos e até horários dos telejornais e novelas, que são ampliados em uma hora, além do tradicional fuso.

Além disso,  outros indicadores – como sexo e população economicamente ativa – não sofrem alterações significativas.

 

Maioria não gosta

Outra questão foi sobre se as pessoas gostam ou não do horário de verão: 63,1% disseram que não, contra 32,2% que sim e apenas 4,7% não responderam.

Os mais jovens e os com ensino superior são os que preferem o horário de verão, especialmente entre moradores do Sudeste e Sul do País.