Marqueteiro de Lula e Dilma na mira da Polícia Federal | Boqnews
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Operação Acarajé

22 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Marqueteiro de Lula e Dilma na mira da Polícia Federal

Uma carta encontrada na casa de um engenheiro daria supostas orientações de como enviar dinheiro para a conta deles no exterior

Por: Danyele Soares
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Polícia Federal fez buscas na sede da Odebrecht em São Paulo, além do Rio de Janeiro e da Bahia. Suspeita recai sobre o marqueteiro João Santana e sua esposa, que foi o responsável pelas campanhas eleitorais de Lula e as duas de Dilma Rousseff.

Polícia Federal fez buscas na sede da Odebrecht em São Paulo, além do Rio de Janeiro e da Bahia. Suspeita recai sobre o marqueteiro João Santana e sua esposa, que foi o responsável pelas campanhas eleitorais de Lula e as duas de Dilma Rousseff. (foto Rovena Rosa/Agência Brasil)

A 23ª etapa da Operação Lava Jato, chamada de Acarajé, investiga suposto envolvimento do publicitário João Santana do PT e da esposa dele, Mônica Moura, que teriam recebido propina, além de um grupo de funcionários ligados à empreiteira Odebrecht, que teriam feito pagamento de vantagens ilícitas.

Segundo o delegado Filipe Pace,  uma carta foi encontrada na casa do engenheiro Zwi Skornicki, preso nesta etapa, onde Santana e a esposa dariam supostas orientações de como enviar dinheiro para a conta deles no exterior.

O delegado explica que Hilberto Mascarenhas Alves Silva Filho e Luiz Eduardo Rocha Soares teriam feito pagamentos, somando US$ 3 milhões, a Santana por meio de empresas no exterior, ligadas à Odebrecht.

Além disso, o publicitário teria recebido ainda R$ 4,5 milhões do engenheiro Zwi Skornicki. O delegado destacou que os investigadores apuram se Santana foi pago com dinheiro de propina em campanhas eleitorais.

Foram expedidos 51 mandados judiciais, sendo cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia; dois de prisão preventiva, quando não há prazo; seis de prisão temporária; 38 de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

Mas quatro suspeitos que tiveram a prisão deflagrada foram localizados no exterior. São eles o casal João Santana e Mônica Moura, e Hilberto Mascarenhas e Luiz Eduardo Soares.

O advogado de João Santana e Mônica Moura, Fábio Tofic, informou em nota que o casal já agendou a volta ao Brasil e chamou de leviana a acusação de que os dois teriam desistido de embarcar para o país nesta segunda-feira.

Segundo ele, foi emitido um bilhete por engano e, por isso, foi cancelado. As defesas de Hilberton Mascarenhas, Luiz Eduardo Soares e Zwi Skornicki não foram localizadas.

Já Odebrecht informou, em nota, que a empresa está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento.

Esta etapa foi chamada de Acarajé porque era assim que os envolvidos chamavam a propina recebida em espécie.

Ouça o áudio da TV Brasil

http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2016-02/pf-investiga-se-campanhas-de-santana-foram-pagas-com-propina

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.