Medicamento contra o HIV volta a ser distribuído em alguns estados e no DF | Boqnews

Nacional

10 DE MAIO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Medicamento contra o HIV volta a ser distribuído em alguns estados e no DF

O Ministério da Saúde começou a normalizar a distribuição do Abacavir, medicamento usado por portadores de HIV e que estava em falta no país desde dezembro. O remédio já está disponível desde sexta-feira (7) em estados como o Rio de Janeiro e o Ceará e no Distrito Federal. A partir de hoje (10), voltou a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Ministério da Saúde começou a normalizar a distribuição do Abacavir, medicamento usado por portadores de HIV e que estava em falta no país desde dezembro. O remédio já está disponível desde sexta-feira (7) em estados como o Rio de Janeiro e o Ceará e no Distrito Federal. A partir de hoje (10), voltou a ser distribuído no Tocantins. No entanto, estados como Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e o Rio Grande do Sul ainda não receberam o medicamento.


Com a falta do Abacavir, os usuários precisam substituí-lo por outras drogas. “Orientamos os pacientes a usar outros remédios com o mesmo efeito, mas as pessoas têm preferência pelo Abacavir porque tem menos efeitos colaterais”, disse Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará.


Em manifestação em frente ao Ministério da Saúde no dia 28 de abril, o aposentado Lucier Pereira, morador de Ceilândia – cidade do Distrito Federal a 26 quilômetros de Brasília – reclamou da substituição. Ele precisou trocar o Abacavir pelo medicamento Biovir, que contém em sua composição o AZT, substância à qual Lucier têm intolerância. “Além de não ter o mesmo resultado do Abacavir, sofro com efeitos colaterais como náuseas e vômito”, afirmou na ocasião.


A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que o medicamento importado chegou ao país no dia 27 de abril. A distribuição só teve início na semana passada porque sua liberação depende de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalização da Receita Federal.


De acordo com a pasta, a falha na distribuição ocorreu porque o laboratório responsável pelo medicamento demorou a se adequar a algumas normas estabelecidas pela Anvisa. Depois dessa adequação, o produto não pôde chegar ao Brasil devido à crise aérea na Europa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.