Ministério da Cultura e Instituto Marlin Azul prorrogam inscrições de concurso Revelando os Brasis | Boqnews

Nacional

30 DE JULHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Ministério da Cultura e Instituto Marlin Azul prorrogam inscrições de concurso Revelando os Brasis

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul decidiram prorrogar até o dia 16 de agosto o prazo para a inscrição de projetos na quarta edição do concurso de inclusão audiovisual Revelando os Brasis, que se encerraria nesta sexta (30). Patrocinado pela Petrobras, o prêmio vai selecionar 40 histórias, contadas ou vividas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul decidiram prorrogar até o dia 16 de agosto o prazo para a inscrição de projetos na quarta edição do concurso de inclusão audiovisual Revelando os Brasis, que se encerraria nesta sexta (30).


Patrocinado pela Petrobras, o prêmio vai selecionar 40 histórias, contadas ou vividas pela população do interior do Brasil, para serem transformadas em filmes pelos próprios habitantes.


Podem concorrer brasileiros maiores de 18 anos, moradores de municípios com até 20 mil habitantes. Os autores das melhores histórias participarão, durante 12 dias, de oficinas de capacitação em cinema no Rio de Janeiro, onde aprenderão como desenvolver um roteiro, recebendo também noções de fotografia, direção de arte, produção e edição, entre as várias etapas de uma filmagem.


A coordenadora do projeto e presidente do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindemberg, disse que o concurso é importante pelo seu efeito multiplicador nas comunidades onde os projetos sem executados. Segundo ela, os vencedores acabam mobilizando outras pessoas do município, que participam da produção do audiovisual, trabalhando como atores nos vídeos e documentários..


A terceira etapa do concurso Revelando os Brasis envolve a exibição dos filmes nos municípios onde moram os novos cineastas. Três caminhões percorrem as regiões contempladas, auxiliando nesse processo, carregando a infraestrutura necessária para a montagem dos cinemas ao ar livre onde são exibidos os documentários.


Após a exibição dos filmes, o Instituto Marlin Azul continua acompanhando as pessoas selecionadas. Dos primeiros 80 escolhidos, 50 já escreveram novos roteiros, sete abriram suas próprias produtoras, cinco decidiram fazer cursos superiores de cinema e 24 realizaram novos vídeos, informou Beatriz. A primeira edição do Revelando os Brasis foi realizada em 2004, na cidade baiana de Milagres.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.