Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada.
O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 9h desta segunda (6) – indica que há 83 mortes confirmadas.
Além disso, mais quatro em investigação.
O número de feridos é de 276 e há 111 desaparecidos.
Assim como, 21.957 pessoas estão desalojadas e outras 19.368 vivem em abrigos.
Dos 497 municípios gaúchos, 345 sofreram impactos por alguma ocorrência relacionada às chuvas.
A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.
Agora, o total de mortes está bem acima do anterior.
Além disso, já se coloca por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.
Serviços de infraestrutura
No boletim mais recente, também há informações sobre os serviços de infraestrutura estaduais, reunidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.
Pelo menos 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastecimento de água (27% do total).
As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias.
São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), há um trabalho em curso para desobstruir as estradas o mais rápido possível.
Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões.
Nessa situação, há 733 escolas em 229 municípios, com 247.228 estudantes impactados.
Alerta
A Defesa Civil informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão.
Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199.
Assim, uma confirmação seguirá a quem pedir e o número ficará disponível para receber as informações.
Além disso, também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: número (61) 2034-4611.
Dessa forma, um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.
Dessa forma, saiba como doar.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.