Mota-Engil é confirmada para início das obras do túnel Santos-Guarujá | Boqnews
Leilão ocorreu na B3 no mês passado. Foto: Divulgação
16 de outubro de 2025

Mota-Engil é confirmada para início das obras do túnel Santos-Guarujá

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quinta-feira (16), o comunicado de que foi encerrado o prazo de recursos contra o leilão que ofereceu a concessão dos serviços de construção e exploração do sistema de interligação do Túnel Imerso Santos–Guarujá, realizado no dia 5 de setembro, em São Paulo.

Com isso, a empresa Mota-Engil Latam Portugal tem garantida a responsabilidade de implantação da travessia seca sob o canal do Porto de Santos.

Dessa forma, a publicação abre caminho para a assinatura do contrato e início das obras do empreendimento.

Assim, a assinatura do contrato deve ocorrer até o final do ano ou em janeiro de 2026.

E as obras tem previsão de início até o fim de 2026.

Sala

A Autoridade Portuária de Santos (APS) já ofereceu uma sala em sua sede para a Mota-Engil.

Assim, irá acompanhar a construção do túnel por meio do Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais, que implantou como Autoridade Portuária.

“É um compromisso que assumimos e que toma forma, tornando cada vez mais próximo esse sonho de 100 anos da Baixada Santista”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.

A implantação do Túnel Santos- Guarujá é uma iniciativa do Governo do Brasil, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS).

Trata-se de parceria com o Governo de São Paulo.

Desta forma, deve receber cerca de R$ 6,8 bilhões em investimentos.

A concessão será na modalidade Parceria Público-Privada (PPP).

Assim, a Mota-Engil terá a concessão por 30 anos, havendo o retorno do ativo à União/APS após esse prazo.

Portanto, o aporte financeiro da APS viabilizará a obra de natureza infraviária, reforçando a governança do empreendimento.

No dia último dia 9, ocorreu a 1ª reunião com a Mota-Engil e representantes das prefeituras de Santos e Guarujá, para abrir o compromisso de compartilhamento das informações, acompanhamento da evolução da obra e desenvolvimento socioeconômico do entorno.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.