Movimentação portuária no Brasil cresce quase 10% no primeiro quadrimestre | Boqnews
Foto: Divulgação

Porto

22 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Movimentação portuária no Brasil cresce quase 10% no primeiro quadrimestre

Entre os portos públicos, o de Santos foi o que mais movimentou cargas no primeiro quadrimestre, o segundo no País.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O setor portuário movimentou, de janeiro a abril, 380,5 milhões de toneladas.

Isso corresponde a um aumento de 9,73% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números são do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ.

No primeiro quadrimestre do ano, os portos privados movimentaram 249,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,94% em relação aos primeiros quatro meses de 2020.

Já os portos públicos movimentaram 130,8 milhões de toneladas, registrando uma melhoria de 9,33%.

“Os números continuam positivos, e a tendência é que a movimentação portuária mantenha o viés de alta ao longo do ano. O setor portuário brasileiro vem demonstrando resiliência e capacidade de superar até mesmo uma pandemia”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.

Ele reforça que a Agência continuará trabalhando, no que couber, para dotar o setor de mais infraestrutura e para atrair investimentos.

Apenas em abril de 2021, o setor portuário brasileiro movimentou 100,5 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Portos brasileiros registram novos recordes. (Foto Divulgação)

 

Instalações Portuárias

Santos (SP) foi o porto público que mais movimentou: 38,1 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2021, um crescimento de 7,75% em comparação com o mesmo período de 2020.

Em seguida, apareceu Paranaguá (PR): 16,5 milhões de toneladas (alta de 0,35%).

Na terceira posição, figurou Itaguaí (RJ): 15,9 milhões de toneladas e um incremento de 34,7%.

Em relação aos terminais privados, Ponta da Madeira (MA) movimentou 54,4 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre do ano: alta de 5%.

Na segunda posição, apareceu o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ): 22,7 milhões de toneladas movimentadas e crescimento de 8,52%.

Depois veio o Terminal Aquaviário de São Sebastião (Almirante Barroso), em São Paulo. A instalação movimentou 18,1 milhões de toneladas, crescimento de 3,6%.

As cargas mais movimentadas neste primeiro quadrimestre foram minérios (+ 11,7%), combustíveis minerais (+ 15,87%) e sementes e frutos oleaginosos (- 3,38%)

 

Contêineres

A movimentação de contêineres em TEUs no primeiro quadrimestre de 2021 foi de 3,7 milhões, um crescimento de 10,54% em relação ao mesmo período de 2020.

 

Cabotagem

A movimentação via cabotagem foi de 94,3 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre do ano. Isso significou um crescimento de 12%. A carga mais movimentada foram os granéis líquidos e gasosos.

Já a navegação de longo curso transportou 262,6 milhões de toneladas entre janeiro e abril de 2021 (alta de 9,95%).

Granel sólido foi a carga mais transportada nesse tipo de navegação.

 

Terminais privados

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 249,7 milhões de toneladas de cargas nos primeiros quatro meses de 2021, o que representa crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A movimentação total – portos públicos e privados – foi de 380,4 milhões de toneladas no período, com incremento de 9,73%.

O presidente da ATP Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo Barbosa aponta que os TUPs foram responsáveis por 65,62% da movimentação total de cargas no quadrimestre e destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional, desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

“Apesar da crise imposta pela pandemia, os portos privados não pararam e seguiram apresentando números ascendentes na movimentação de cargas e, assim, contribuindo tanto para o superavit da balança comercial brasileira, como para o recente cenário de recuperação econômica dos últimos meses”, analisa.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram Carga Geral (+18,8%), Contêiner (+16,3%), Granel Líquido e Gasoso (+15%) e Granel Sólido (+5,85%) que se manteve com maior volume total de movimentação, com 139,12 milhões de toneladas

Barbosa destaca a evolução da movimentação de cargas nos TUPs associados da ATP, como o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com 1,7 milhões de toneladas a mais (+392,3%), Porto Do Açu – Terminal Tmult E Tcar, com incremento de 200 mil toneladas (+136,7%) e o Terminal Aquaviário de São Francisco Do Sul, com 3,7 milhões de toneladas a mais (+136,2%).

Os números foram divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e podem ser encontrados no DataPort, banco de dados da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que reúne informações atualizadas do setor portuário em uma única plataforma.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.