Não bastasse o coronavírus, avanço da dengue preocupa | Boqnews
Foto: Divulgação/Ag. Brasil Dengue

Alerta

13 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Não bastasse o coronavírus, avanço da dengue preocupa

Além do coronavírus, autoridades de saúde temem uma nova explosão de casos da dengue, que podem abarrotar o atendimento hospitalar.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não bastasse o aumento de casos de coronavírus no Brasil, o número de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue avança.

No Brasil, conforme o último boletim do Ministério da Saúde, até o dia 2 de maio foram notificados 676.928 casos prováveis de dengue no país.

Isso representa uma taxa de incidência de 322,1 casos por 100 mil habitantes.

Nesse período, a região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 800,3 casos por 100 mil habitantes, seguida pelas regiões Sul, com 775,3 casos por 100 mil habitantes.

Seguido do Sudeste com 277,6 casos por 100 mil habitantes, Nordeste, 93,5 casos por 100 mil habitantes e Norte com 83,9 casos por 100 mil habitantes.

Nesse cenário, destacam-se os estados do Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com incidências acima da incidência do Brasil.

 

Santos

De janeiro a abril de 2019, Santos registrou 61 casos de dengue entre os moradores da Cidade.

No mesmo período de 2020, já foram 55 casos confirmados até o momento – há outros 15 casos suspeitos com resultado de exame pendente no Instituto Adolfo Lutz, que, devido à pandemia de covid-19, ficou sobrecarregado.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, mostra-se preocupado com a ocorrência simultânea dos casos de dengue e coronavírus.

Abril e maio são considerados os meses de pico da dengue.

“Nós temos esta preocupação. Nossas equipes estão nas ruas para evitar o pior”, enfatiza.

A atenção maior ocorre nos morros, onde ações estão sendo desenvolvidas para controlar o avanço do Aedes aegypti.

Ontem (12) e hoje (13), ações estão ocorrendo no Morro São Bento.

“As pessoas devem ter cuidado com a água parada. Não podemos permitir que a dengue retorne com força para nossa cidade”, alerta.

(confira a entrevista do secretário no programa Notícias do Dia, da Boqnews TV, onde ele demonstra esta preocupação).

 

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SANTOS FALA SOBRE SITUAÇÃO DE COVID-19 NA REGIÃO

Número de casos do vírus seguem crescendo na região. Nesta quarta-feira (13), Santos realizará drive thru e disponibilizará 10 mil testes em moradores santistas.

Posted by Boqnews on Tuesday, May 12, 2020

 

Aedes Aegypti

Em nota, a prefeitura ressalta que os casos confirmados são apenas um dos fatores levados em consideração pela Administração Municipal no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Santos tem armadilhas espalhadas por toda a Cidade e realiza vistoria semanalmente nesses equipamentos, que capturam fêmeas do mosquito Aedes aegypti.

Outro fator importante na tomada de decisões é a interlocução entre os Departamentos de Atenção Básica, responsável pelas policlínicas, e o de Vigilância em Saúde, que atua nas ações preventivas à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Recentemente, foi percebido aumento no atendimento de casos suspeitos de dengue na Policlínica do Morro São Bento.

Uma equipe da Saúde realizou visitas domiciliares e encontrou moradores com sintomas suspeitos de dengue e também de chikungunya.

Dessa forma, uma intensificação no combate Aedes aegypti começou a ser realizada na terça (12) e prossegue no dia de hoje.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.