Nesta quinta (22), acontece o Dia Mundial Sem Carro | Boqnews

Nacional

19 DE SETEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Nesta quinta (22), acontece o Dia Mundial Sem Carro

Com o objetivo de estimular a reflexão dos impactos gerados sobre o uso em excesso do carro como meio de locomoção, o Coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro (DMSC) sugere nesta quinta-feira (22), que as pessoas não usem seus automóveis e descubram outras alternativas de mobilidade como o uso de transportes coletivos, bicicletas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de estimular a reflexão dos impactos gerados sobre o uso em excesso do carro como meio de locomoção, o Coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro (DMSC) sugere nesta quinta-feira (22), que as pessoas não usem seus automóveis e descubram outras alternativas de mobilidade como o uso de transportes coletivos, bicicletas e a pé.

Histórico
Segundo o site do Dia Mundial Sem Carro, a iniciativa começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.
No Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.
A cada ano que passa, mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes vêem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.
Em 2010, inspirados novamente pelas ações européias, idealizaram a realização de uma semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade. 
Em São Paulo
O Coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro da cidade de São Paulo é formado por diversas pessoas e entidades que buscam influenciar políticas públicas e os cidadãos para o tema da mobilidade urbana e as consequências geradas pela falta dela. 
Em 2009, foi criado uma comunidade na rede do NING, uma plataforma para criação de redes sociais. Mais de 600 pessoas participaram desta rede. Em 2010, deram mais um passo com a criação do site do DMSC + Semana da Mobilidade. Agora em 2011, estão apresentando um novo layout do site e migramos a comunidade para o Facebook.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.