O crescimento da economia sob demanda | Boqnews

Economia

18 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

O crescimento da economia sob demanda

As empresas precisam se adequar aos novos modelos de negócios e as gerações se adaptar a eles

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
images (1)

A Netflix iniciou o ano expandindo os seus serviços de streaming de televisão

O setor de streaming cresce a cada ano, tanto no segmento de vídeo, quanto no de música. Porém, o maior crescimento foi registrado em serviços de transmissão de vídeos, como YouTube, Netflix, entre outros.

​A Netflix, por exemplo, iniciou o ano expandindo os seus serviços de streaming de televisão. Agora a plataforma está presente em mais de 190 países espalhados ao redor do mundo e busca presença global até o final de 2016.

​No último ano, uma pesquisa realizada pela Nielsen sobre os serviços de transmissão nos Estados Unidos verificou que o número de streams dobrou em 2015, somando 317.2 bilhões de reproduções. Os downloads diminuíram significativamente, as vendas de músicas únicas baixaram 12,5% e de álbuns inteiros 2,9%.

​Serviços de música como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros estão em constante mudança para atender as necessidades dos usuários e conquistar cada dia mais adeptos. Acredita-se que o mercado de streaming de música aumente consideravelmente em 2016.

​Modelos de negócios sob demanda como um todo experimentarão uma aceleração sem precedentes este ano. Serviços como o Uber, Lyft e o Airbnb vem conquistando o seu espaço no mercado, cada vez mais novos usuários e movimentando intensas polêmicas com a concorrência.

​O Uber funciona através de um aplicativo, por onde o usuário solicita um carro com motorista e paga pelo seu smartphone. A diferença entre outros serviços de táxi é que este não atende somente aos passageiros, mas também aos motoristas que podem se candidatar a uma vaga e recebem comissão da empresa com base na duração da corrida e no tempo. A Lyft é conhecida pelo sistema de carona remunerada e surgiu para suprir a falta de táxis em San Francisco (Estados Unidos), hoje é uma das principais concorrentes do Uber no país.

​Já o Airbnb funciona como uma rede social que intermedia conexões entre locatários e inquilinos colocando-os em contato direto. Hoje é um dos maiores expoentes da economia sob demanda. Isso por ter a capacidade de oferecer qualquer tipo de imóvel temporário que o usuário esteja procurando, além da agilidade e credibilidade.

​Além destes serviços, a economia sob demanda já chegou a outros segmentos como o de limpeza com empresas como a Homejoy que disponibiliza profissionais com todos os equipamentos e produtos necessários para efetuar a higienização de sua casa a partir das especificações de dias e horários preenchidas pelo usuário no momento da solicitação online. E o setor de logística como a empresa Postmates, que se responsabiliza por fazer qualquer entrega do comércio e serviços locais em 01 hora, e seus entregadores se deslocam de bicicleta (meio sustentável) e que contribui para a melhoria do trânsito das metrópoles.

A economia sob demanda é baseada no que ousuário quer, quando e onde ele quer. Para conquistar o consumidor, as empresas precisam oferecer uma experiência única. Os avanços tecnológicos desafiam o tempo, o espaço e os modelos econômicos tradicionais.

​As empresas tradicionais são obrigadas a modificarem a forma de oferecer seus produtos e serviços, formas de pagamento ou até modelos de assinatura. E as gerações antigas ou a dos chamados “nativos digitais” se adaptarem aos novos modelos.
​A atratividade dos serviços personalizados, entregues sob demanda também estão impulsionando inúmeras startups.

Fonte: Agência de Marketing Digital Dolce Media 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.