O que é leasing e como empresas utilizam dessa modalidade para crescerem? | Boqnews
Foto: Divulgação

Negócios

06 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

O que é leasing e como empresas utilizam dessa modalidade para crescerem?

Essa alternativa de financiamento se assemelha, em partes, ao aluguel, mas oferece uma série de vantagens a quem opta por ela

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos maiores desafios de um empreendedor é a obtenção de capital para o desenvolvimento e andamento plenos do próprio negócio.

De modo geral, a alternativa mais procurada condiz com as diferentes categorias de empréstimo, que possibilitam o empresário a arcar com as principais despesas iniciais.

Dessa maneira, é fundamental compreender as variadas opções de financiamentos, empréstimos e investimentos disponíveis no mercado, para determinar com sensatez o caminho a ser tomado.

Umas das operações financeiras que se encaixa nessa concepção empreendedora é o arrendamento mercantil, conhecido no universo financeiro como leasing.

Esse procedimento é uma variedade interessante de financiamento, que consiste na locação de determinado bem durante um período de tempo estipulado previamente, havendo o pagamento das parcelas no decorrer do procedimento.

Pode-se dizer que se trata de um aluguel — de imóvel, equipamentos, automóveis, etc. — praticado por instituições financeiras, oferecendo a opção de, ao fim do contrato, adquirir ou não o bem selecionado.

O cliente pode ainda escolher, além da compra definitiva, entre renovar o acordo ou simplesmente reconduzi-lo à locatária.

Leasing é uma forma de conseguir ter um bem em forma de empréstimo. Foto: Divulgação

 

Explicando o funcionamento do leasing

Para elucidar concretamente o caso, tomemos o exemplo de um financiamento leasing de um automóvel:

Um banco compra um carro e, seguidamente, firma um termo que autoriza seu cliente a usufruir do bem, contanto que ele pague regularmente as taxas estipuladas — geralmente, mensais — durante o prazo acordado entre as partes.

O veículo, assim, apesar de estar sob os cuidados do arrendatário, é propriedade legal da instituição financeira até o término do acordo.

Dessa maneira, o leasing é uma ótima resolução para quem necessita adquirir um recurso imediatamente, mas não possui um orçamento capaz de cobrir a parcela de entrada solicitada em outras categorias de financiamento, apenas as mensalidades.

Relação entre arrendador e arrendatário

Portanto, como já explicitado, na transação de arrendamento mercantil, duas partes estão envolvidas.

Por sua vez, em uma das pontas está o arrendador que, como a própria denominação demonstra, é responsável por arrendar o ativo, sendo o proprietário legal e concessor do direito de utilização do bem.

Do outro lado está o arrendatário, que solicita, segundo indispensabilidades pessoais, o determinado bem citado, devendo realizar os pagamentos combinados pelo contrato para garantir seu direito integral de uso.

Assim, o que poucas pessoas sabem é que o leasing pode ser utilizado como uma modalidade de empréstimo, seguindo os mesmo princípios já comentados.

Diversas companhias aéreas, por exemplo, optam pelo arrendamento para ampliar e atualizar suas frotas.

Formas de Leasing

 

Atualmente, no mercado há quatro categorias principais de leasing.

Veja um pouco mais sobre elas:

Operacional

O operational lease possui como aspecto essencial o contrato com prazo mínimo de 90 dias.

Ao fim do prazo estipulado, o cliente ainda tem a opção de comprar o bem pelo valor praticado no mercado naquele momento.

Assim, nessa operação, o banco realiza a intermediação entre a produtora, comprando diretamente dela, e o cliente — nesse caso específico, um empresário.

Dessa forma,  o item é devolvido diretamente para o produtor.

Financeiro

O leasing financeiro também possui um prazo mínimo, variando entre dois e três anos. No término do contrato, o arrendatário pode adquirir ou devolver o bem.

Assim, caso decida comprar, um valor residual, estipulado no início da negociação, deve ser pago.

Back

Portanto, leasing de retorno, ou leaseback, é a modalidade em que o consumidor repassa um bem próprio para a instituição financeira, que se responsabiliza em alugá-lo de volta para o cliente.

Dessa forma, essa opção está disponível apenas para pessoas jurídicas.

Imobiliário

Assim, como indicado pelo nome, o leasing imobiliário ocorre quando, por intermédio de uma solicitação do cliente, o banco ou instituição escolhida adquire um imóvel ou terreno, alugando-o ao arrendatário.

Nesse caso, firmado por cláusula em contrato, o cliente tem a possibilidade integral de comprar o imóvel após o fim do tratado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.