ONG de Defesa do Consumidor lança site sobre Publicidade de Alimentos | Boqnews
Foto: Unsplash alimentos publicidade

Consumidor

01 DE ABRIL DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

ONG de Defesa do Consumidor lança site sobre Publicidade de Alimentos

Intitulado OPA (Observatório de Publicidade de Alimentos), plataforma tem como principal objetivo receber denúncias de publicidades abusivas ou enganosas de alimentos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Idec, ONG de Defesa do Consumidor, lançou nesta segunda-feira (01) o site do OPA – Observatório de Publicidade de Alimentos.

O objetivo é fortalecer o direito dos consumidores. Bem como apoiar as autoridades competentes na identificação de publicidades abusivas ou enganosas de alimentos.

O lançamento em 1º de abril foi escolhido por ser o Dia da Mentira, fazendo alusão às enganações presentes em diversas publicidades de alimentos.

Por meio da plataforma do OPA, todo cidadão aprende a identificar e pode denunciar qualquer tipo de publicidade abusiva ou enganosa (em TV, internet, rótulos, eventos, etc) que não esteja respeitando o CDC (Código de Defesa do Consumidor) ou outras regras que visam proteger o consumidor.

Facilidade

Ana Paula Bortoletto, líder do programa de Alimentação Saudável do Idec, explica que o site não pretende substituir os canais oficiais de denúncias. Por outro lado, pretende dar mais visibilidade e facilitar o seu encaminhamento.

“Essa ferramenta irá tornar mais fácil e rápido o envio de denúncias. Vamos avaliar os casos recebidos e selecionar os que forem mais relevantes ou recorrentes para encaminhar para as autoridades competentes. É muito importante que a sociedade civil esteja atenta e participativa, principalmente quando achar que seus direitos não estão sendo respeitados”, afirma.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, mais de dois terços dos comerciais sobre alimentos veiculados na televisão se referem a produtos ultraprocessados, com quantidades excessiva de açúcares, sódio e gorduras e pobres em nutrientes, como salgadinhos “de pacote”, biscoitos, refrigerantes, balas e outras guloseimas.

Com base no que veem nos comerciais, crianças e adolescentes, principalmente, são levados a acreditar que esses alimentos têm qualidade superior à dos demais.

“Já temos leis que protegem a população de práticas ilegais de marketing, porém, ainda é muito comum encontrar casos que exageram na qualidade nutricional dos produtos, utilizam personagens infantis ou imagens que podem levar o consumidor ao engano e dificultar a escolha de alimentos saudáveis. Apoiar a fiscalização da publicidade de alimentos também significa promover a saúde e o bem-estar de todos nós”, destaca Bortoletto.

O OPA

As denúncias recebidas pelo site do OPA serão analisadas por um comitê formado por advogados, nutricionistas e outros especialistas.

Dessa forma, o grupo irá analisar as denúncias. Posteriormente, definirá as estratégias de encaminhamento e divulgação dos casos. Por fim, fará o contato com os órgãos competentes que poderão dar seguimento aos casos.

O OPA – Observatório de Publicidade de Alimentos é uma iniciativa de membros da coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável junto com organizações e pesquisadores parceiros na agenda da restrição da publicidade de alimentos não saudáveis e da proibição da publicidade infantil.

Organizações e redes participantes da iniciativa:

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.