Operadoras de telefonia Oi e Vivo são investigadas por propaganda enganosa | Boqnews
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Defesa do Consumidor

21 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Operadoras de telefonia Oi e Vivo são investigadas por propaganda enganosa

Depois da Claro e da Tim, agora a Oi e a Vivo terão anúncios com o termo “5G” apurados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Ministério da Justiça e Segurança Pública instaurou o quarto processo administrativo contra operadoras de telefonia celular.

Desta vez, as empresas Oi e Vivo terão que prestar esclarecimentos por utilizar o termo “5G” em campanhas publicitárias, veiculadas antes mesmo de acontecer o leilão da frequência pela Anatel.

A ação pode configurar infração ao Código de Defesa do Consumidor, uma vez que informações passadas sem clareza e que induzam o consumidor ao erro configuram violação da legislação.

A investigação será conduzida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e as empresas têm dez dias para apresentar defesa.

Somente em agosto, a Senacon abriu processo contra outras duas operadoras — Tim e Claro — pelos mesmos motivos. Caso sejam condenadas por práticas publicitárias abusivas, poderão pagar multa de até R$ 11 milhões.

Código de Defesa do Consumidor

No artigo 6º, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) define que é direito básico do consumidor obter informações adequadas, claras e inequívocas sobre os diferentes produtos e serviços, para que seja assegurado o exercício do direito de escolha por parte do consumidor.

Com base no direito à informação, o CDC determina que os fornecedores devam se atentar a prevalência do princípio da boa-fé, da confiança, da transparência e da educação, com o intuito de garantir a harmonização dos interesses das partes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.