Papa pede que ricos diminuam consumo para evitar ‘colapso’ | Boqnews

Meio Ambiente

18 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Papa pede que ricos diminuam consumo para evitar ‘colapso’

A carta de 192 páginas foi publicada oficialmente nesta quinta, disponível em cinco idiomas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após ter seu rascunho vazado por um jornalista, a encíclica do papa Francisco sobre questões ambientais foi publicada oficialmente nesta quinta-feira (18) pelo Vaticano.

No documento, o papa diz não ser suficiente conciliar o “cuidado da natureza com o ganho financeiro”, e pede que os países ricos aceitem “um certo decréscimo” de seu consumo a fim de frear o impacto humano sobre o meio ambiente.

Batizada de Laudato Si (Louvado Sejas, em italiano medieval) – Sobre o cuidado da casa comum, a carta de 192 páginas está disponível em cinco línguas: português, inglês, espanhol, italiano e alemão.
No documento, Francisco considera as mudanças climáticas como “um dos principais desafios para a humanidade”, sendo agravadas pelo “desflorestamento para finalidade agrícola” e “pelo modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis”.

Esse tipo de intervenção humana estaria levando a Terra a parecer-se cada vez mais com um “imenso depósito de lixo”.

O pontífice aponta também para a gravidade do consumismo e das desigualdades entre ricos e pobres, afirmando que “alguns se arrastam numa miséria degradante” enquanto outros “deixam atrás de si um nível [impraticável] de desperdício (…) como se tivessem nascido com maiores direitos”.

“Por isso, chegou a hora de aceitar um certo decréscimo do consumo em algumas partes do mundo, fornecendo recursos para que se possa crescer de forma saudável em outras partes”, afirma o papa, defendendo que os países ricos sejam responsabilizados em grande parte pelas mudanças climáticas.
No que diz respeito às propostas de solução para os problemas ambientais, o líder da Igreja católica afirma que muitos esforços “acabam, com frequência, frustrados não só pela recusa dos poderosos, mas também pelo desinteresse dos outros”.

Rejeitando a ideia de “regresso à Idade da Pedra”, Francisco critica aqueles que “defendem a todo custo o mito do progresso”, como se os problemas ambientais fossem se resolver “simplesmente com novas aplicações técnicas, sem (…) mudanças de fundo”.

Além disso, o papa condena “a salvação dos bancos a todo o custo” e diz que a crise econômica de 2007 e 2008 era uma uma oportunidade para reformar o sistema financeiro, mas que não houve mudanças significativas.

“Não é suficiente conciliar, a meio termo, o cuidado da natureza com o ganho financeiro, ou a preservação do meio ambiente com o progresso. Neste campo, os meios-termos são apenas um pequeno adiamento do colapso. Trata-se simplesmente de redefinir o progresso.”

Para Francisco, a solução para os problemas ambientais passa por “linhas de diálogo e de ação” que envolvam todas as pessoas a nível individual e a nível da política internacional.

Repercussão
A encíclica de Francisco foi bem recebida por ativistas e cientistas, no sentido em que traz elementos morais para a discussão sobre as mudanças climáticas.

“As mudanças climáticas não são mais apenas um problema científico, são cada vez mais um problema moral e ético”, disse Yolanda Kakabadse, presidente da organização ambiental WWF.

Christiana Figueres, chefe do secretariado das Nações Unidas para a mudança climática, disse que a encíclica pressiona os governos a apoiar um acordo forte na conferência global sobre o tema a ser realizada em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro.

“Esse chamado de clarim [a encíclica] deve guiar os líderes mundiais rumo a um acordo climático forte e durável em Paris no fim do ano”, afirmou Figueres em um comunicado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.