Pesquisa ajuda a economizar | Boqnews

Nacional

16 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisa ajuda a economizar

Faltando poucas semanas para o início das aulas, muitos pais estão indo às compras em busca dos itens pedidos na lista de material escolar, mas é bom ficar atento aos valores dos produtos.Para economizar e encaixar a lista no orçamento, o chefe do Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc), Odair Sento Sé, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faltando poucas semanas para o início das aulas, muitos pais estão indo às compras em busca dos itens pedidos na lista de material escolar, mas é bom ficar atento aos valores dos produtos.Para economizar e encaixar a lista no orçamento, o chefe do Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc), Odair Sento Sé, dá algumas dicas para garantir a compra dos materiais indispensáveis durante o ano letivo.







Foto: Lincoln Chaves
Foto: Lincoln Chaves
Segundo Sé, os pais devem evitar materiais com logotipos ou marcas famosas, pois os mesmos encarecem os produtos. “Este tipo de produto atrai a atenção de crianças e adolescentes, no entanto, nem sempre garantem a qualidade. Por isso é importante observar bem os itens e comprar aquilo que ofereça qualidade e bom preço”.

Alguns  itens podem ser comprados após o início das aulas. Entretanto, Sé alerta que é importante não deixar tudo para depois da volta às aulas, pois há o rsico de não se encontrar alguns produtos. “Após o início do ano letivo, os pais podem ter dificuldades em encontrar livros, por exemplo. Se possível, é válido comprar todos os produtos antes do ínício das aulas”.

Uma boa saída, conforme explica o chefe do Cidoc, é fazer compras em grupo. “Algumas lojas oferecem descontos para pais que compram por atacado. Se unir um grupo e apenas uma pessoa for comprar em grande quantidade, os itens ficam mais baratos, mas vale ressaltar que é indispensável fazer pesquisa de preço antes e verificar quais as lojas fazem este tipo de negócio”, diz.

Cuidados

Como em qualquer época do ano, os cuidados devem ser redobrados na hora das compras para garantir que, se o produto apresentar defeito, poderá ser trocado. Os prazos são de 30 dias para produtos duráveis, como os perecíveis, e 90 dias para não duráveis, que incluem boa parte do material escolar. Mas esta troca só pode ser realizada, de acordo com Sé, mediante apresentação da nota fiscal.

“O consumidor deve ficar atento às notas que identifiquem os produtos por código. Elas dificultam a busca do mesmo na hora da troca. É necessário que os itens venham discriminados por marca ou nome.

Assim, a troca pode ser feita sem problema”, afirma  Sé. Mais duas dicas valiosas que garantem a durabilidade dos produtos estão relacionadas à embalagem e à originalidade dos itens. Segundo o chefe do Cidoc, o consumidor precisa observar datas de validade, composição do produto e clareza das informações prestadas nos rótulos.

Serviço

O Cidoc atende à Rua Campos Sales, 128, 3º andar, sala 31. Informações pelo telefone: 3202-1899.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.