Pesquisa traz dados inéditos sobre a saúde do homem brasileiro | Boqnews
Foto: Divulgação

Novembro Azul

01 DE NOVEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisa traz dados inéditos sobre a saúde do homem brasileiro

Entre os 2405 homens ouvidos, 94% conhecem a Campanha e 32% afirmaram estar mais atentos com a saúde ou começaram a fazer exames regularmente

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), criador da campanha Novembro Azul no Brasil, divulga dados exclusivos da pesquisa “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, realizada em parceria com a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, que mostra o comportamento do homem brasileiro em relação à sua saúde.

Um dado inédito chama atenção na pesquisa.

Os homens estão emocionalmente fragilizados, pois sentem ansiedade (63%), tristeza (46%) e depressão (23%).

Esses resultados mostram o fardo dos problemas de ordem psicológica e emocional na vida dos homens.

Assim, influenciando a saúde em geral.

Já que 37% dos entrevistados com até 39 anos e 20% daqueles com 40 ou mais admitem só procurar um médico quando se sentem mal.

A questão financeira e a falta de disponibilidade nos postos de saúde são os principais obstáculos apontados, seguidos de perto pela impressão de que, ao se sentir bem, não há necessidade de ir ao médico.

“Essa ilusão preocupa ainda mais se levarmos em conta que 23% dos respondentes dizem substituir uma consulta por uma pesquisa na internet com certa frequência”, afirma Marlene Oliveira, presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida.

 

Mais detalhes

Outro ponto preocupante mostrado na pesquisa está relacionado à prevenção do câncer de próstata, que é o segundo de maior incidência entre os homens.

No entanto, ao mesmo tempo tem índice de cura em torno de 90% para quem o identifica precocemente.

Entre os homens com mais de 40 anos, quase metade não têm o hábito de ir ao urologista, percentual que se eleva para 54% no Sul do País.

Entre os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), 58% não vai ao urologista, dado já esperado, considerando que a consulta com o especialista no SUS é feita somente com o encaminhamento após o primeiro contato do usuário na rede pública, que é feito pelo clínico geral.

Um dado positivo da pesquisa foi confirmar que a Campanha Novembro Azul, idealizada pelo LAL em 2011, é conhecida por 94% dos entrevistados: 24% afirmam estar mais atentos com a saúde e 8% começaram a fazer exames regularmente.

Desde o início, o objetivo da campanha Novembro Azul é o de informar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e o resultado do estudo mostrou que houve uma mudança de comportamento e alguns homens passaram a tomar as rédeas de sua saúde.

“Entretanto, muitos ainda demonstram uma resistência quase natural para fazer exames de rotina ou mesmo diagnosticar algum problema alertado por um sintoma”, diz Marlene.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.