Resgate do PIS e Pasep começa amanhã em todas as cidades | Boqnews
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Economia

13 DE AGOSTO DE 2018

Resgate do PIS e Pasep começa amanhã em todas as cidades

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, a consulta pode ser feita pela internet ou por telefone

Por: Andreia Verdélio
Agência Brasil

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Portanto, para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep.

Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207. Ou também nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão.

No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971 a 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Que paga o seguro-desemprego e o abono salarial. Destinado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ano passado

Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos. Apensa para caso de aposentadoria e em outras situações específicas.

Portanto, desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Assim, em julho, o pagamento foi suspenso para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho.

1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do B.S está sendo feito automaticamente. A partir de amanhã, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.