Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra fraudes na Codesp | Boqnews
Foto: Arquivo/Agência Brasil
22 de agosto de 2019

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra fraudes na Codesp

A Polícia Federal executa na manhã desta quinta (22) a Operação Círculo Vicioso, segunda etapa da Operação Tritão (desencadeada em outubro de 2018).

O objetivo é  desarticular uma organização criminosa que, segundo as investigações, estaria há anos fraudando licitações e contratos públicos celebrados pela Codesp, empresa pública que desempenha o papel de autoridade portuária no estado de São Paulo.

Além disso, a ação tem o apoio da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal.

Aliás, a Codesp será uma das empresas a serem privatizadas conforme  anúncio feito ontem pelo Ministério da Economia.

 

Polícia Federal atua em uma nova operação com mandados de prisão temporária e busca e apreensão em cidades como São Paulo, Santos, Guarujá e Duque de Caxias. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Mandados de prisão

Por sua vez, foram expedidos, pela 5ª Vara da Justiça Federal de Santos, 21 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Guarujá, Ilha Bela, Bragança Paulista, Serra Negra, todas no estado de São Paulo.

Além de Duque de Caxias (RJ) e Fortaleza (CE).

Desta maneira, com base em elementos de prova obtidos quando da deflagração da Operação Tritão, depoimentos prestados em colaboração premiada e diante de informações fornecidas por membros da atual diretoria da empresa, a PF detalhou e esclareceu as fraudes inicialmente investigadas.

Além disso, outras que permaneceram sendo executadas mesmo após a prisão de alguns membros da organização criminosa.

Portanto, os prejuízos causados à Codesp e aos cofres públicos superam, nesta etapa, a cifra de R$ 100 milhões.

Dessa forma, aos investigados estão sendo imputados os crimes de organização e associação criminosa; fraude a licitações e corrupção ativa e passiva, sem prejuízo de eventuais outras implicações penais que possam surgir no decorrer das investigações.

Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.