Preparação para o ENEM exige planejamento, organização e dedicação | Boqnews

Educação

17 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Preparação para o ENEM exige planejamento, organização e dedicação

A Coaching de estudo para concursos, Martha Vergine ressalta a importância do planejamento ao se preparar para uma prova de alta complexidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


Prova
Falta um pouco mais de três meses para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parece muito tempo, mas para quem pretende utilizar a nota para ingressar em universidades ou obter bolsas de estudo como as do Programa Universidade para Todos (Prouni) esta é a fase final de estudos.

Os exames, compostos por quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha e uma redação, serão aplicados em dois dias: 24 e 25 de outubro. Os inscritos terão 10 horas — somando os dois dias — de prova, portanto o estudante deve estar preparado para manter a concentração e evitar a exaustão mental nas primeiras horas.

Coaching de estudo para concursos, Martha Vergine destaca que a preparação para uma prova como a do Enem não pode ser em cima da hora. Os três meses antecedentes é a fase na qual o aluno deve reforçar tudo o que já estudou anteriormente. Ela explica que planejamento e organização são fundamentais para evoluir e obter bons resultados.

“Mais importante que esses dois itens é cumprir as tarefas. O estudante deve marcar na agenda os horários diários que serão dedicados aos estudos sem arranjar desculpas. Caso algum dia ele não consiga cumprir, deve compensá-lo no final de semana, por exemplo”, salienta a especialista.

Estudar não é uma tarefa fácil. Ocupa horas, exige dedicação e cada um tem um modo de absorver o conteúdo. Martha recomenda que a pessoa comece aos poucos. “Segundo estudos, de 40 a 40 minutos o cérebro precisa de um descanso. Se a pessoa, no início, conseguir ficar concentrada 40 minutos é um bom começo”.

Empenhar-se mais de 8 horas por dia, de acordo com a coaching de estudo, é um mito já que a pessoa só conseguirá aproveitar essas horas se estiver muito preparada, senão não é proveitoso.

A escolha dos livros também contribui para a compreensão e absorção das matérias. Nem sempre o livro mais caro ou recomendado pelos colegas é o ideal.

Abandone o celular
Os jovens, principalmente, vivem grudados em seus celulares e tablets, e em grande parte das vezes, passam horas interagindo com amigos por meio dos dispositivos. Mas na hora de se dedicar para uma prova de alta complexidade, os aparelhos devem ficar longe e desligados.

“O celular emite sons quando chegam mensagens pelas redes sociais, e isso pode tirar o foco do que está sendo estudado. Para formar memória é necessária concentração. Horário de estudar é horário de estudar e isso não se discute!”, enfatiza Martha.

Na hora da prova do Enem é proibida a utilização de aparelhos eletrônicos. Ao entrar na sala, os mesmos devem ser desligados e guardados de acordo com a instruções dadas pelo fiscal.

No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) eliminou 65 candidatos pelo uso indevido de celulares durante o exame. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitoram pelas redes sociais postagens relacionadas ao Enem.

Quando parar?
Ao ver uma pessoa muito dedicada, sempre recomendam, sem nenhuma propriedade, uma pausa nos estudos na véspera da avaliação. A coaching diz que isso é um conceito pessoal.

“Depende muito do estudante. Alguns acreditam que continuar no livro é melhor do que parar e sofrer de ansiedade. Já outros, preferem parar na véspera… que são três dias antes, não 15!”.

Ela ressalta a necessidade da pessoa manter sua vida social nesta fase e que dá para se dedicar e sair. “Tudo depende do planejamento e organização”. Uma dica da profissional é que os jovens busquem fazer amizades que tenham os mesmos objetivos.

Atenção no horário!
Todos os anos são muitos jovens que chegam atrasados e não conseguem fazer o exame.

O portal do Enem recomenda que todos os participantes cheguem ao local da prova antes das 12 horas (horário em que as portas de acesso são abertas) já que as mesmas fecham às 13 horas para que os exames sejam aplicados a partir das 13h30.

Dicas e mais informações podem ser conferidas no site do Enem.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.