Proteção: conheça 9 equipamentos de segurança para motociclistas | Boqnews

Trânsito

29 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Proteção: conheça 9 equipamentos de segurança para motociclistas

Ao contrário dos automóveis, na motocicleta não existe cinto de segurança e nem toda a estrutura da carroceria para proteger o condutor de pequenos impactos. Até mesmo a menos das quedas e derrapagens podem trazer sérias consequências ao corpo. Caso isso ocorra e o motociclista não estiver seguramente munido dos principais equipamentos de segurança, ele […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao contrário dos automóveis, na motocicleta não existe cinto de segurança e nem toda a estrutura da carroceria para proteger o condutor de pequenos impactos. Até mesmo a menos das quedas e derrapagens podem trazer sérias consequências ao corpo.

Caso isso ocorra e o motociclista não estiver seguramente munido dos principais equipamentos de segurança, ele pode sofrer ferimentos, contusões e até sérios riscos para sua vida.

Além disso, o contato direto com o ambiente expõe o corpo do motociclista às mais diversas condições climáticas, que podem ser agradáveis ou extremas, dependendo da estação do ano.

Para aumentar ainda mais a proteção e conforto para pilotar sobre dias rodas e aproveitar o melhor desse momento, confira dez equipamentos que não podem faltar na rotina de um motociclista consciente.

Capacete

Além de ser um equipamento exigido por lei em todo o território nacional, o capacete é um equipamento de segurança primordial para a proteção do crânio e da face do motociclista.

Procure adquirir um capacete com certificação de qualidade, novo e com a numeração adequada para o ajuste na circunferência da cabeça e das correias, que devem ficar rentes ao maxilar.

Jaqueta

Além de proteger contra o vento e frio, as jaquetas especialmente desenvolvidas para motociclista contam com material reforçado em pontos estratégicos, como nas articulações dos braços e na parte do tórax. Dê preferência aos modelos que apresentam também as faixas reflexivas, apara proporcionar maior visibilidade aos outros motoristas, principalmente à noite.

Luva

Os modelos mais adequados de luvas para moto devem, além de proteger a pele das mãos, oferecer proteção reforçada às articulações dos dedos e dos pulsos. O material deve ser impermeável e resistente para garantir a boa aderência às manoplas do guidão e também permitir a circulação de ar em seu interior, evitando a transpiração excessiva das mãos, que pode prejudicar a dirigibilidade.

Bota

As botas são fundamentais para proteger os pés e o tornozelo dos motociclistas, que são as partes que podem sofrer maior risco de impactos em caso de derrapagens e quedas. Uma bota precisa de material resistente, reforçado e solado aderente para dar maior firmeza aos comandos executados nos pedais da moto e para o paio nas paradas corriqueiras do trânsito.

Calças reforçadas

Para evitar danos à pele e queimaduras de asfalto, uma calça própria para pilotagem de motocicletas também conta com material mais resistente e maleável, dando liberdade de movimentos ao mesmo tempo que oferece proteção às pernas.

Capa de chuva

As capas de chuva impermeáveis devem ser usadas até nas garoas mais leves. Isso porque a umidade das roupas do motociclista, somadas ao vento constante da pilotagem, podem causar danos à saúde, como resfriados, e em casos extremos, a hipotermia, que limita a capacidade de reflexo e resposta do corpo humano.

Óculos

Principalmente, para quem opta pelos capacetes abertos, os óculos de pilotagem são fundamentais para permitir a boa visibilidade durante o trajeto e impedir que pequenas partículas de poeira, pedras ou mesmo insetos atinjam os olhos do motociclista em alta velocidade, causando perda temporária da visão ou danos mais sérios.

Mochila

Quem não conta com um bagageiro na moto precisa contar com uma mochila apropriada para transportar volumes na moto. Elas contam com presilhas e correias ajustáveis que mantêm a estrutura da bolsa rente ao corpo, evitando que a mochila balance, escorregue e cause desequilíbrios.

Polaina impermeável

Elas podem até não ser muito bonitas e elegantes, mas são fundamentais para os dias de chuvas. As polainas impermeáveis são uma proteção extra para as botas ou ainda vão salvar os pés da umidade e do desconforto térmico causado pelos pés tênis ou sapatos molhados durante o trajeto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.