Redução da maioridade penal avança na Câmara após manobra | Boqnews
Foto: Lula Marques / Agência PT

Política

02 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Redução da maioridade penal avança na Câmara após manobra

Nos deputados da região, a novidade foi a mudança de voto de João Paulo Papa que dessa vez votou a favor da maioridade

Por: Da Redação
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Brasília-DF 15-06-2015 Manisfestantes fazem vigilia em frente ao congresso contra a votacao da maioridade.  Fotos Lula Marques/ agência PTEm 24 horas, a Câmara dos Deputados reverteu o resultado da votação da proposta de redução da maioridade penal e aprovou um texto mais brando que reduz de 18 para 16 a idade mínima para a imputação penal em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto precisa ser votado em um segundo turno pela Casa e ser analisado pelo Senado.

Foram 323 votos a favor, 155 contrários e duas abstenções na madrugada desta quinta-feira (2). Por se tratar de mudança na Constituição, o regimento da Casa determina que haja um mínimo de 308 votos a favor para que o texto seja aprovado. Na quarta-feira, os deputados rejeitaram a aprovação da proposta por 303 votos a favor e 184 contrários.

Nos votos dos parlamentares da Baixada Santista, a novidade foi a mudança de voto do deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB) que ao contrário da última votação, votou à favor do texto.  Beto Mansur (PRB), Marcelo Squassoni (PRB), Bruno Covas (PSDB) e Samuel Moreira (PSDB) votaram novamente a favor da PEC.

A emenda aprovada pelos deputados foi fruto de um acordo entre líderes partidários favoráveis à redução da maioridade penal, capitaneados pelo PMDB mas assinado pelo PSDB, PSC, PHS e PSD. Eles retiraram da proposta que foi rejeitada na primeira votação sobre o tema a possibilidade de redução da maioridade para os crimes de tráfico de drogas, terrorismo, tortura e roubo qualificado. Assim, eles puderam colocar a matéria em votação.

O acerto foi classificado como um golpe por parlamentares contrários à matéria. Outros entenderam que a manobra regimental fere as regras da Casa. “Ele está criando uma nova interpretação do regimento que nunca existiu, que torna o processo legislativo absolutamente frágil e que será interminável”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). “Para nós, não se trata mais do mérito da proposta [da redução da maioridade]. Ou nós conseguimos barrar hoje uma lógica que ele está impondo, ou essa legislatura está fadada ao fracasso”, completou o petista.

 Deputados que se abstiveram ou votaram não na primeira sessão e sim na segunda

Abel Mesquita Jr. (PDT-RR)
Marcelo Matos (PDT-RJ)
Subtenente Gonzaga (PDT-MG)
Kaio Maniçoba  (PHS-PE)
Celso Maldaner (PMDB-SC)
Dulce Miranda (PMDB-TO)
Waldir Maranhão (PP-MA)
Marcos Abrão (PMDB-GO)
Dr. Jorge Silva (PROS-ES)
Rafael Motta (PROS-RN)
Heráclito Fortes (PSB-PI)
Paulo Foletto (PSB-ES)
Tereza Cristina (PSB-MS)
Valadares Filho (PSB-SE)
Marcos Reategui (PSC-AP)
João Paulo Papa (PSDB-SP)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Eros Biondini (PTB-MG)
Dr. Sinval Malheiros (PV-SP)
Evair de Melo (PV-ES)
Expedito Netto (Solidariedade-RO)
JHC (Solidariedade-AL)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.