Saiba como preparar a sua casa e eletrodomésticos para o inverno | Boqnews

Inverno

14 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como preparar a sua casa e eletrodomésticos para o inverno

Dicas de como diminuir o consumo de energia elétrica e manter os vírus e bactérias longe da sua casa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A chegada do inverno e das temperaturas mais baixas do ano requerem cuidados especiais com o ambiente doméstico para a manutenção da saúde. Para manter-se aquecido durante a estação, é preciso prestar atenção ao funcionamento dos eletrodomésticos como forma de diminuir o consumo de energia elétrica e manter os vírus e bactérias longe da sua casa.

Além da atenção redobrada com os equipamentos, é necessário aplicar algumas medidas para manter seu lar bem cuidado durante o inverno. Realizar limpezas mais pesadas com os produtos adequados, manter as janelas abertas sempre que possível e umidificar o ar são atitudes que irão contribuir para o conforto e a limpeza no ambiente.

 

Atenção aos aquecedores

Geralmente estes equipamentos são mais utilizados no inverno, seja para amenizar a temperatura dos cômodos ou aquecer a água do banho. Por ficarem sem uso durante algum tempo, antes de recomeçar a utilizá-los é necessário fazer ao menos uma vistoria para verificar se o equipamento está em perfeitas condições.

Em caso de mau funcionamento, o ideal é acionar a assistência técnica para que ela realize o conserto no aquecedor. Este serviço deve ser conduzido apenas por profissionais capacitados para evitar problemas de funcionamento no aparelho e aumentar a sua durabilidade.

Limpando os filtros do ar-condicionado

Por ser um aparelho versátil, o ar-condicionado está presente e em uso durante quase todas as estações do ano. Mais utilizado para regular as temperaturas no verão, antes de colocá-lo para funcionar no inverno, é essencial realizar uma limpeza adequada nos filtros.

Graças ao uso mais frequente nas estações anteriores, é comum que o aparelho acumule resíduos. Para diminuir esse acúmulo, é possível realizar uma higienização leve uma vez por mês nas saídas de ar, usando um pano úmido.

Porém, a limpeza adequada dos filtros deve ser deixada aos técnicos especializados. Além de higienizar sem danificar o aparelho, durante o procedimento eles também podem detectar algum possível mau funcionamento, o que permite a realização da manutenção adequada a tempo, ampliando a vida útil do eletrodoméstico.

Ajuste as temperaturas dos refrigeradores

Conhecida por marcar presença na conta de luz, a geladeira geralmente precisa funcionar a temperaturas mais baixas no verão para conservar melhor os alimentos. Durante o inverno, uma maneira de diminuir o consumo de energia e manter a comida bem armazenada é ajustar adequadamente a temperatura de funcionamento do seu refrigerador.

Não sabe identificar o momento certo para aumentar a temperatura de armazenagem? É só observar seus alimentos. O surgimento de camadas finas de gelo em cima dos alimentos ou tudo parecendo gelado demais no hora de consumir, são sinais de que está na hora de subir o temperatura do seu refrigerador. Caso você possua freezers, não esqueça de ajustá-los também.

Umidificação com cautela

O ar seco é uma das características do inverno brasileiro. Não à toa, doenças e más condições respiratórias se espalham com mais facilidade durante a estação.

O uso de roupas mais pesadas e com tecidos grossos que tendem a acumular pó também contribui para que os problemas respiratórios surjam com mais intensidade. Para diminuir a propagação de vírus, bactérias e ácaros pelo ar, é importante mantê-lo úmido na medida certa.

Por isso, o uso dos umidificadores é recomendado, sempre lembrando de fazer uma limpeza adequada nas saídas e nos filtros para evitar a propagação de impurezas acumuladas.

O recurso de umidificação programada que muitos equipamentos dispõem é muito útil no inverno, já que permite que o aparelho funcione em períodos específicos,  aumentando a qualidade do ar sem que haja quedas indesejadas de temperatura no ambiente enquanto você está neles.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.