nacional

Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados que ganham mais de um salário mínimo

Com a aprovação da Medida Provisória 475 pelo Senado, na noite desta quarta-feira (19), os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade…

20 de maio de 2010 - 10:49

Da Redação

Compartilhe

Com a aprovação da Medida Provisória 475 pelo Senado, na noite desta quarta-feira (19), os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo poderão ter seus proventos reajustados em 7,72%.


Mesmo diante da relutância dos ministros da Fazenda e da Previdência, o relator da matéria e líder do governo na casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o índice aprovado na Câmara e a emenda que impõe o fim do fator previdenciário.


A decisão foi motivo de comemoração para o senador Paulo Paim (PT-RS), que disse que cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir se irá vetar o texto aprovado pelo Congresso.


“Irresponsabilidade seria deixar o fator que penaliza os mais pobres. Agora, como nós temos independência entre os Poderes, cada um age de acordo com sua consciência. E o presidente da República vai agir de acordo com a dele”, disse Paim.


O governo havia oferecido reajuste de 6,14% aos aposentados e, durante negociações na Câmara, aceitou que o índice fosse de 7%. O projeto recebeu apenas emenda de redação para corrigir cálculos da tabela de reajuste.

LEIA TAMBÉM: