Tarcísio conversa com presidente do BID sobre estruturação de projetos | Boqnews
Tarcísio encontra com lideranças durante o Fórum Econômico de Davos. Foto: Divulgação

Política

17 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Tarcísio conversa com presidente do BID sobre estruturação de projetos

A agenda do governador Tarcísio foi marcada por reuniões com investidores e com a diretora geral da Organização Mundial do Comércio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O primeiro dia de reuniões bilaterais que integram a agenda do governador Tarcísio de Freitas no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, foi considerado positivo.

No entanto, na companhia do secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, de Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil, e de Lais Vita, secretária de Comunicação, Tarcísio fez sua primeira viagem internacional como chefe do Estado mais rico do país.

“A nossa missão em Davos é apresentar todo o potencial de São Paulo: seu desenvolvimento sustentável, sua capacidade de atração de investimentos e as oportunidades para parcerias com o setor privado. Trazer novos negócios para o Estado São Paulo significa gerar empregos, renda, qualidade de vida e ajudar no crescimento do Brasil”, comenta o governador.

Sendo assim, na agenda desta última segunda-feira, foram realizadas reuniões bilaterais com Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud, CEO do Qatar Investment Authority, com Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio). Além de um encontro com Eknath Sambhaji Shinde, primeiro-ministro do Governo de Maharashtra, província responsável por 20% do PIB da Índia e um almoço de negócios com empresário André Esteves, do banco BTG Pactual.

Confira alguns momentos da agenda a seguir.

Expresso BID

O governador Tarcísio de Freitas avalia como muito boa a conversa com o presidente do BID, Ilan Goldfajn.

Dessa forma, sobre a participação do BID na estruturação de projetos no Estado, a ferrovia e o trem intercidades ganharam destaque.

Mas parcerias na digitalização de serviços, a possibilidade de apoio do banco na criação de um instrumento financeiro verde para os investidores e suporte ao Desenvolve São Paulo para fomentar o empreendedorismo social também foram debatidas.

Match

O encontro com Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud, CEO do Qatar Investment Authority, o fundo soberano do país mais rico do mundo. E também deu jogo.

Sendo assim, os investidores se mostraram muito interessados em conhecer melhor os ativos de São Paulo.

Desse modo, a carteira de projetos do Estado apresentada na Suíça compõe em média R$ 70 bilhões em oportunidades de investimento.

Sem barreiras

Desse modo, outra conversa produtiva para o Governo de São Paulo na tarde desta segunda-feira, em Davos, foi com a diretora geral da OMC , Ngozi Okonjo-Iweala.

Ademais, a economista nigeriana, que foi por mais de uma década ministra em seu país. Sendo assim, entendeu papel de São Paulo como grande exportador de commodities agrícolas e sua relevância para a segurança alimentar do planeta.

Portanto, mulher, negra e chefe de uma das maiores entidades econômicas do mundo, Okonjo-Iweala discutiu com a comitiva paulista sobre a necessidade da Organização Mundial do Comércio atuar para evitar barreiras nas exportações agrícolas.

Agenda

Portanto, a comitiva paulista realiza nesta terça-feira (17), uma nova rodada de encontros com importantes representantes dos setores público e privado mundial.

Confira a agenda de reuniões bilaterais do governador Tarcísio de Freitas:

8h30 – Helene Budliger Artieda, secretária de Estado para Assuntos Econômicos do Governo da Suíça
9h – Bandar Alkhorayef, ministro da Indústria da Arábia Saudita
9h30 – Pan Jingdong, vice-presidente da State Grid Corporation of China
11h30 – José Auriemo Neto, presidente, grupo JHSF Malls
13h30 – Ken Seitz, CEO da Nutrien, uma das maiores indústrias de fertilizantes do mundo
14h45 – Siddharth Jain, diretor do Inox Group
16h40 – Mathias Cormann, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
17h15 – Simon Stiell, secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC)

 

Confira também o nosso podcast com a entrevista – https://www.boqnews.com/podcasts/

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.