Totalização será no cartório da 118ª | Boqnews

Nacional

02 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Totalização será no cartório da 118ª

Santos possui 312.201 eleitores inscritos para votar nas três zonas eleitorais que fazem parte do Município (118ª, 272ª e 273ª). Este número coloca a Cidade como o maior colégio eleitoral da Baixada Santista. Diferentemente das eleições municipais de 2004, onde os trabalhos da Justiça Eleitoral foram centralizados na Associação Atlética dos Portuários, a apuração dos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos possui 312.201 eleitores inscritos para votar nas três zonas eleitorais que fazem parte do Município (118ª, 272ª e 273ª). Este número coloca a Cidade como o maior colégio eleitoral da Baixada Santista.

Diferentemente das eleições municipais de 2004, onde os trabalhos da Justiça Eleitoral foram centralizados na Associação Atlética dos Portuários, a apuração dos votos desta eleição será feita individualmente em cada cartório eleitoral.

Este sistema segue a diretriz imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para este ano. Enquanto os cartórios farão a contagem de seus próprios votos, o trabalho de totalização das eleições santistas estará sob responsabilidade do cartório da 118ª Zona Eleitoral, localizado à Rua Amador Bueno, 63, no Centro.

Em tempo real, ele receberá as informações das outras zonas eleitorais, além de apurar a votação na sua área de circunscrição, e fará a soma de todos os votos do Município.

Acesso restrito
Segundo a juíza responsável pela 118ª ZE, Selma Baldança Marques Guimarães, somente os assessores políticos e os próprios candidatos poderão acessar as dependências do cartório. “Serão três pessoas por partido ou coligação. Seus nomes deverão ser cadastrados com antecedência junto à Justiça Eleitoral. Os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público também acompanharão o processo de perto”, salienta.

As pessoas envolvidas diretamente na apuração e totalização dos votos poderão acompanhar as informações num telão que funcionará na parte interna do cartório. “Teremos, no máximo, 200 pessoas circulando dentro do ambiente. É o limite que foi autorizado pelo Corpo de Bombeiros”, explica a juíza.

Os fiscais cadastrados para acompanhar os trabalhos deverão acessar o cartório (na Rua Amador Bueno) pela Rua Frei Gaspar. A entrada das urnas, dos veículos e outros materiais da Justiça Eleitoral será realizada pela Rua Riachuelo.

Apuração rápida
Os eleitores interessados em acompanhar os trabalhos em tempo real também terão disponível um equipamento semelhante ao do cartório eleitoral. O telão será montado na Rua Frei Gaspar e irá funcionar entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa, no Centro.

O local próximo da totalização oficial dos votos estará reservado para receber os cabos eleitorais, a imprensa e a população em geral.

Com essa estrutura em funcionamento, a Justiça Eleitoral santista estima que entre às 23 horas e a meia-noite de domingo (5) sejam conhecidos os candidatos vencedores na Cidade. Caberá à juíza da 118ª ZE declarar os eleitos e fazer a diplomação dos vereadores (as) e do prefeito (a) de Santos.

Ruas interditadas
Para que a totalização dos votos das eleições santistas ocorra com tranqüilidade, a Polícia Militar (PM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irão interditar algumas ruas do Centro de Santos. Por isto, é importante que as pessoas que não estejam acompanhando os trabalhos eleitorais evitem a região no domingo à noite.

A Rua Amador Bueno, onde está localizado o cartório da 118ª Zona Eleitoral, será bloqueada no trecho entre as ruas Riachuelo e Vasconcelos Tavares. Neste ponto também estarão de plantão o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

A Rua Vasconcelos Tavares terá o trânsito impedido na parte que compreende as ruas João Pessoa e Amador Bueno. Já a Rua Frei Gaspar será interditada entre a Rua João Pessoa e a Avenida São Francisco.

As entradas bloqueadas serão fiscalizadas por viaturas da PM e da CET. O acesso será permitido somente para ambulâncias e veículos a serviço da Justiça Eleitoral. As linhas de ônibus que passam por estas vias serão transferidas para ruas paralelas durante o período que a apuração ocorrer.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.