Usiminas vence licitação para fornecer 13 mil toneladas de aço para o Promef | Boqnews

Nacional

07 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Usiminas vence licitação para fornecer 13 mil toneladas de aço para o Promef

A Usiminas ofereceu o melhor preço e venceu a mais recente licitação para a compra de 13 mil toneladas de chapas de aço destinadas à construção de navios que integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O aço será utilizado pelo Estaleiro Ilha S/A (EISA), localizado no Rio de Janeiro […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Usiminas ofereceu o melhor preço e venceu a mais recente licitação para a compra de 13 mil toneladas de chapas de aço destinadas à construção de navios que integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

O aço será utilizado pelo Estaleiro Ilha S/A (EISA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), que está construindo quatro navios petroleiros Panamax para o transporte de óleo cru e produtos escuros.

Os dois primeiros serão lançados ao mar em 2012 e os demais estão previstos para 2013, confirmando o renascimento da indústria naval brasileira por meio das encomendas da Transpetro.

Participaram da licitação doze usinas siderúrgicas de cinco países. Com o resultado, a Usiminas já tem contratadas 66 mil toneladas de aço a serem utilizadas na construção dos navios do Promef. Este montante representa cerca de 40% do total de chapas compradas para o programa até o momento, que somam 168  mil toneladas.

“Nosso desejo é que todo o aço necessário à construção dos navios do Promef seja comprado no Brasil. E assim faremos, sempre que o preço for competitivo, ou seja, compatível com o praticado no mercado mundial”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

A construção dos 49 navios destinados à frota da Transpetro vai consumir, no total, 680 mil toneladas de aço. A empresa continuará realizando tomadas internacionais de preço a fim de obter sempre as melhores condições comerciais para os estaleiros participantes do Promef. Tendo em vista o peso do aço no custo de um navio (20% a 30%), a estratégia é fundamental para estimular a competitividade da indústria naval brasileira.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.