Vai fazer a Fuvest? Confira algumas dicas importantes | Boqnews

Vestibular

26 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Vai fazer a Fuvest? Confira algumas dicas importantes

Quem vai fazer o vestibular da Fuvest neste domingo deve ficar atento a algumas dicas importantes para passar para a próxima fase

Por: Ricardo Galo
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A primeira fase, que ocorre nos dia 29 de novembro, terá aplicação de provas em 32 municípios, inclusive em Santos

A primeira fase, que ocorre nos dia 29 de novembro, terá aplicação de provas em 32 municípios, inclusive em Santos. (foto: Divulgação)

No próximo domingo (29), cada estudante terá cinco horas para responder a 90 questões objetivas na primeira fase do vestibular da Fuvest, processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo).

Como lidar com o tempo é uma questão que não pode ser negligenciada, sob risco de prejudicar o desempenho do aluno na prova, dizem professores ouvidos pela reportagem. “É o que chamamos aqui de estratégia de pega-vareta. Como no jogo, você começa pelas mais fáceis, depois vai para as médias e, por último, para as difíceis”, diz Paulo Moraes, diretor do Anglo.

Cerca de 60% da prova é composta por questões médias, 20% de fáceis e outras 20% de difíceis. Ao começar pelas fáceis, o aluno ganha confiança. “Vai baixando a ansiedade para o restante da prova. Se o candidato pega qualquer matéria e não começa bem, fica nervoso”, diz Marcelo Dias de Carvalho, coordenador-geral do Etapa.

Aproveitar bem o tempo é outra dica. Paulo, do Anglo, diz ser um erro sair da prova dentro do tempo mínimo (três horas), porque não é possível ler todas as questões com atenção nesse período.

“O que a gente fala muito para os alunos é que na hora da prova é somente ele e a prova. É focar naquele momento e esquecer problemas externos. Quando bater nervosismo, respire fundo e tente ler a questão com calma”, diz Marcelo, do Etapa.

Rafael Falk, 20, que vai prestar vestibular para medicina, diz que usa um meio-termo da tática de começar pelas mais fáceis preconizada pelos cursinhos. “Faço uma versão adaptada. Se tiver uma questão muito difícil, eu pulo, mas costumo começar pela questão número um, faço umas dez, aí pulo para matemática; depois, vou fazendo pela ordem.” A tática não afeta o seu tempo de prova, diz.

Prova

A prova da primeira fase da Fuvest é feita de questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. São oito disciplinas, algumas com conteúdo que mistura uma e outra: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

A nota na primeira fase conta para classificação à segunda fase e também para a nota final do candidato. A lista de aprovados para a segunda fase sai em 21 de dezembro. As provas da segunda fase serão em 10, 11 e 12 de janeiro.

Das dez escolas estaduais em São Paulo que a Fuvest previa usar para o vestibular, ao menos oito não receberão mais os candidatos. A mudança ocorreu depois que a escola Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos (Grande SP), que seria sede do exame, ser ocupada por estudantes contra o fechamento de 92 unidades proposto pela gestão Geraldo Alckmin. Ao todo, ao menos 174 colégios já foram ocupados, de acordo com a Secretaria de Educação.

As provas serão remanejadas para universidades, diante do risco de novas ocupações. As outras duas escolas estão em estudo. Segundo a Fuvest, os alunos que deveriam fazer o exame nessas escolas serão avisados por e-mail e SMS, de acordo com as informações dadas no momento de inscrição. As alterações também podem ser consultadas no site da Fuvest (http://www.fuvest.br/b/locexa1f.php?anofuv=2016).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.