Como as empresas podem sobreviver à crise na Baixada Santista | Boqnews

Artigo

06 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Como as empresas podem sobreviver à crise na Baixada Santista

Artigo enviado por Nobuyochi Nakamura Jr. que é Business Coaching da ActionCOACH

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

As empresas brasileiras já começaram o ano sentindo os fortes impactos da crise econômica que atinge nosso País. Na Baixada Santista, a situação não é diferente. Várias empresas já fecharam as portas e mais de 15 mil pessoas perderam o emprego como consequência, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Uma coisa é certa: é preciso estar atento aos ajustes necessários. Na Baixada Santista essa necessidade é ainda maior, por ser uma região de muitos negócios sazonais, que chegam a lucrar 40% mais em épocas de calor. Trabalhar em um diagnóstico preciso de seu negócio é um ótimo primeiro passo. Com ele é possível entender onde é necessário investir e onde é importante reduzir investimentos de maneira responsável.

É fato que, a maior parte da arrecadação das empresas é utilizada com as folhas de pagamentos. A tendência é demitir várias pessoas. Mas, fazer isso pensando apenas na conta matemática simples, dos salários que deixarão de serem pagos no fim de cada mês, não é nem de longe a melhor opção.

É fundamental manter a transparência com todos os funcionários e colaboradores. Este é o momento de identificar quem realmente faz a diferença e é necessário dentro da organização e investir nesses recursos.

Acredito que algumas mudanças na rotina e na gestão de funcionários poderão fazer grandes diferenças. Como, por exemplo, uma sessão, ou até mesmo um dia, de alinhamento com todas as áreas e equipes. Um aspecto muito importante quando falamos de treinamentos e re-educação é o empresário ter a condição de incluir-se nesse cenário e investir em sua própria capacitação e conhecimento.

Para finalizar (ou iniciar), é muito importante contar com profissionais capacitados para apoiar na execução dessas estratégias e indicar as melhores soluções para cada caso. Lembre-se que o cuidado deve ser redobrado em época de instabilidade.

*Nobuyochi Nakamura Jr. – é Business Coaching da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para micro, pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.  Mais informações em: www.actioncoach.com.br/nobujr

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.