Pandemia: o papel dos profissionais de Marketing e de RH | Boqnews
Foto: Pixabay lavar as mãos saúde

Saúde

11 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Pandemia: o papel dos profissionais de Marketing e de RH

Profissional aborda a importância de protocolos que visam o bem-estar de todos em um ambiente profissional, especialmente relacionados à saúde no momento atual

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Como jornalista já estive em grandes empresas em que os protocolos são indispensáveis para entrar em qualquer departamento, são aqueles que incluem segurança e o próprio comportamento em relação à coletividade. Dava um certo orgulho ver que regras são fundamentais para manter bons hábitos e muitas vezes as empresas têm este papel educador que faz com que o trabalhador leve para casa boas práticas.

Quando me tornei profissional de Recursos Humanos tratei logo de aplicar um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Estava num cargo em que tinha autonomia e passei ouvindo os colaboradores de todos os setores e suas demandas. Conseguimos montar um Programa, com datas definidas para execução, desde a colocação dos apoios para os pés para o administrativo até conseguir desconto num curso de qualificação dentro da proposta de educação continuada para outros.

O resultado foi incrível. Era possível ver a alegria no rosto das pessoas que demonstravam este pertencimento à organização para os clientes, o tal valor percebido. Com baixo ou nenhum custo nossa equipe foi melhor atendida. E eu pude ver na prática meu tema de TCC se confirmando: Administrar a felicidade na empresa é uma estratégia de Marketing.

Eu era gestora de serviços como atendimentos médicos, odontológicos, de lazer, cultura e esporte. Havia uma área de lazer com piscinas e resolvemos criar os tais protocolos de atendimento. Amo trabalhar com gestão da crise e gerenciamento de riscos. Estas áreas pressupõem, assim como na direção defensiva (aulas para motoristas especializados que também ministrei), que possamos antever os problemas. Ouvindo a equipe de salva-vidas, porteiros, administrativo, pensamos em tipos de situações que poderiam ocorrer, as piores para sabermos numa emergência o que cada um deveria fazer.

Os protocolos são fundamentais em qualquer planejamento estratégico e precisam do envolvimento das áreas de Marketing e de Recursos Humanos para tornarem-se efetivos.

O profissional de Marketing cuida da comunicação interna, o que é dito e como deve ser dito, a que tempo e com que ênfase, de maneira clara, transparente não para causar pânico mas a certeza de que procedimentos corretos e para o bem de todos estão sendo tomados.

O pessoal de Recursos Humanos precisa desenvolver programas de orientação de saúde e segurança no trabalho com base no indivíduo e na coletividade; estimular a participação e hábitos de promoção da saúde sobre alimentação, uso de medicamentos, saúde mental, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, organização do trabalho, comportamentos seguros, etc.

Nossas casas também, normalmente têm regras, protocolos a serem seguidos, não é verdade?

“Lave as mãos antes de comer, deixe a pia do banheiro limpa para o próximo que vai usá-la, não bata as portas”, enfim e assim neste momento em que precisamos ter mais atenção com a etiqueta da saúde e com hábitos simples como lavar as mãos que possamos liderar a informação correta e de bem estar. Rotinas corretas nos salvam de muitos problemas. A educação é fundamental para a saúde e o bem-estar. Assim como na época em que surgiu o H1N1 e passamos a entender que, em alguns casos o vírus pode levar à morte, agora também, como profissionais e empresas devemos ser parceiros dos órgãos oficiais de saúde que têm sim, protocolos eficazes em prática. Que façamos a nossa parte com hábitos de higiene, educação e informação corretos (evitar apertos de mão, evitar as gotículas que saem da boca e do nariz, lavar as mãos com água e sabão, manter em dia sono, alimentação para melhor imunidade, evitar locais de aglomeração) e confiar nos profissionais de saúde, aqueles mesmos, de carreira que já atuaram em outras situações endêmicas e que fazem a diferença no setor privado e no sistema público-SUS. Não é uma questão política é um chamamento público para que mais uma vez o povo vença e se fortaleça na medida em que se une por uma mesma causa.

*Rose Lino é jornalista, profissional de Marketing, com especialização em Recursos Humanos e Administração

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.