100 anos de história | Boqnews

Turismo

08 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

100 anos de história

O acesso à Usina Hidrelétrica de Itatinga, localizada no Sopé da Serra do Mar, em Bertioga, começa com a travessia do rio Itapanhaú, realizada em um portinho por um pequeno barco. A viagem é rápida. Do outro lado já é possível ver a beleza da mata nativa e sentir o ar puro do local. Impossível […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O acesso à Usina Hidrelétrica de Itatinga, localizada no Sopé da Serra do Mar, em Bertioga, começa com a travessia do rio Itapanhaú, realizada em um portinho por um pequeno barco. A viagem é rápida. Do outro lado já é possível ver a beleza da mata nativa e sentir o ar puro do local. Impossível é imaginar todas as surpresas que veem pela frente. 


Após a travessia, o visitante precisa embarcar em um bondinho elétrico, único meio de transporte do local, que percorre sete quilômetros até chegar à Usina.


Neste segundo momento, a exuberante paisagem constituída por córregos cristalinos, vegetação de Mata Atlântica, a Serra do Mar e também ruínas datadas do século XVII e XVIII prendem a atenção dos visitantes, que ficam encantados com tamanha beleza.


No caminho é possível conhecer também a Vila de Itatinga, inaugurada em 10 de outubro de 1910 pelos ingleses. Local que ultrapassa o tempo e leva os visitantes ao começo do século, com 70 casas com o mesmo estilo arquitetônico.


Atualmente, a comunidade conta com escola, posto médico, padaria, clube, auditório e uma capela erguida em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.


O local possui diversas trilhas, que levam o visitante até a represa e às cachoeiras. Ar puro, piscinas naturais, cachoeiras, pássaros e muito verde fazem parte do cenário  cercado por montanhas de mais de 700 metros de altura.


Usina
Segundo a assessoria da Codesp, responsável pela área, a empresa irá investir até o final do ano R$18 milhões em melhorias como válvulas, acesso ferroviário e infreestrutura da Vila. A questão turística também deverá receber atenção especial. Algo que se faz necessário para preservação da história do local e qualidade de funcionamento da Usina, que produz, atualmente, 15 megawatts de energia, suficiente para atender 85% da demanda portuária.


Turismo
Apenas algumas empresas de turismo realizam passeio ao local, que é área restrita aos moradores da Vila e funcionários. Com grupos mínimos de quatro pessoas e máximo de 23, a empresa Caiçara Expedições possui roteiro especial para quem deseja conhecer a Vila. O pacote inclui dicas preparatórias, transporte fretado, autorização, guia de turismo especializado e professora de Yoga especializada.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.