Após desastres no litoral norte, turismo é primordial para retomada | Boqnews
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Turismo

03 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Após desastres no litoral norte, turismo é primordial para retomada

Retomada das atividades turísticas nas cidades atingidas vai priorizar atenção às populações locais e orientações da Defesa Civil

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após 2 anos de pandemia, carnavalescos e turistas estavam animados, devido uma flexibilização do vírus e sem restrições de saúde.

Todavia, com as fortes chuvas e deslizamentos, com dezenas de mortes, milhares de desabrigados e desalojados, resultaram também em prejuízo para o setor de turismo.

Desse modo, é necessário um planejamento para retomada das atividades, assim movimentando a economia em geral.

Segundo o governo do estado de São Paulo até a última terça (28), houve a confirmação de 65 mortes por conta das chuvas no Litoral Norte: Uma em Ubatuba e 64 em São Sebastião (SP).

Além disso, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pararam as buscas nesse mesmo dia em São Sebastião, pois as chuvas voltaram.

Portanto, o que serve de base foi uma pesquisa realizada no último dia 16 pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

A rede hoteleira da Baixada previa uma ocupação quase máxima para o Carnaval na região.

A ocupação de quase 100% estava prevista entre os dias 18 e 21 de fevereiro, porém em razão da previsão de chuva na região no Carnaval, ocorreu o cancelamento de muitas reservas. Isso fez com que a ocupação não passasse de 84% nos hotéis da Baixada Santista. Já segundo o presidente do SINHORES Heitor Gonzalez, o tempo ruim afastou os turistas da região.

“Isso acabou prejudicando não só hotéis que estavam preparados para receber com força total os turistas no Carnaval, mas também os bares e restaurantes. Agora, esperamos uma melhora no tempo para os próximos finais de semana do verão”, afirma Heitor.

Retomada

Eduardo Silveira, presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, conta que com as estradas sendo liberadas, algumas regiões já estão retomando as atividades ainda neste mês. Ele cita alguns exemplos.

“É o caso do Amora Hotel em Maresias, que volta a trabalhar a partir do dia 10 e a Pousada dos Condes, em Maresias que está aberta. Ambas estão com programação disponível do feriado de Páscoa. O hotel Spa Nau Royal, de Camburi, voltou ao trabalho. Nenhum desses estabelecimentos foi afetado, apenas a região ao redor”.

Além disso, questionado sobre os direitos do turista que não conseguiu realizar sua viagem, Silveira responde:

“Não é interesse de qualquer estabelecimento de turismo, seja pousada ou hotel, causar prejuízo a qualquer hóspede ou turista. Então, nós confiamos no bom senso de ambas as partes, para que entre eles ajustem a melhor forma de compensar as viagens que não puderam ser realizadas ou foram interrompidas. Isso faz parte da ética profissional, além de ser uma garantia estabelecida em lei, que protege o consumidor”.

Investimentos

O que reforçou também as atenções foi o governo estadual que em nota, recomendou cuidado no momento. “O objetivo é evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região”.

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP apresentou uma campanha de fomento ao turismo para fortalecer a economia local fora de temporada.

Ademais, houve a disponibilidade em parceria com a Desenvolve SP, uma linha de crédito de mais de R$ 500 milhões para os setores públicos e privados investirem na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região. Para o micro e pequenos empresários do setor turístico, serão R$ 100 milhões em crédito.

Representantes do Circuito Litoral Norte, empresários do setor, prefeitos e autoridades estaduais estão unindo esforços para a retomada do turismo naquela região. Empresários da hotelaria e autoridades públicas planejam, a retomada das atividades.

Dessa forma, Ricardo Roman Jr. e Rodrigo Tavano, respectivamente presidente e vice da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo e Roberto Lucena, Secretário de Turismo do Estado, estiveram reunidos com prefeitos daquela região e com Caio Matheus, prefeito de Bertioga e representante do Consórcio Circuito Turístico Litoral Norte.

O plano de retomada focará na ajuda às pessoas que foram desalojadas e desabrigadas pelas fortes chuvas e atenderá às orientações e aos alertas da Defesa Civil.

 

Realidades distintas

“O primeiro passo é reconhecer que existem realidades distintas em cada um do municípios”, afirmou Roman.

“Em Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba todos os serviços públicos e privados demandados pelos turistas, bem como o comércio local funcionam normalmente”, acrescentou Caio Matheus.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.