Carnaval em São Luiz de Paraitinga | Boqnews

Turismo

03 DE FEVEREIRO DE 2018

Carnaval em São Luiz de Paraitinga

A cidade do interior possui um dos melhores carnavais

Por: Rom Santa Rosa

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

História por trás da folia

São Luiz do Paraitinga é uma das cidades de favoritas em solo paulista para aproveitar a data. Considerado como um dos carnavais mais tradicionais do estado, a cidade do interior já possui uma grande história envolvendo o evento. O município do interior ficou cerca de 60 anos sem festejar, pois, o sacerdote italiano monsenhor Ignácio Gióia, teria proibido a existência de qualquer evento que pudesse ser considerado “profano’’. Isso em 1916.

Foliões na cidade de São Luiz de Paraitinga – SP

Para fazer com que os fiéis não desobedecem, foi criado um mito de que haveria uma consequência para quem participasse dos carnavais e bailes de salão. A punição inventada seria que a pessoa começaria a desenvolver rabo e chifres por se envolver com ações proibidas.

Em 1981, foi exibida uma matéria que ironizava a cidade por não festejar a festa mais tradicional do Brasil.
Já no ano seguinte, as ruas começaram a receber os blocos carnavalescos. A partir do surgimento do Bloco Encuca a Cuca a folia começou a criar o perfil que permanece até hoje, onde o bloco revela lendas locais, com os famosos bonecos gigantes acompanhados de músicas de marchinhas carnavalescas.
De maneira alternativa aos demais carnavais, São Luiz do Paraitinga reverencia ícones da cultura local e personagens que são lendas no município. E com músicas exclusivas para as marchinhas carnavalescas.

Programação 2018

A programação oficial está completa e também já foi divulgada pela prefeitura. Todas as apresentações serão realizados na Praça de Eventos. Na sexta-feira (9), os blocos e shows oficiais começam a se apresentar até terça-feira (13) .
Informações www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.