Cidade e museu contam a história da Inconfidência Mineira | Boqnews
Foto: Divulgação

Turismo

21 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Cidade e museu contam a história da Inconfidência Mineira

Museu da Inconfidência fica localizado na cidade de Ouro Preto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O turismo abrange diversos setores. Um deles é o histórico-cultural. Afinal, nada melhor do que viajar para destinos com um significado importante para o País.

Nesta quinta-feira (21), é comemorado o feriado de Tiradentes, um dos principais líderes da Inconfidência Mineira. Muitas pessoas não sabem, mas o verdadeiro nome de Tiradentes é Joaquim José da Silva Xavier. O apelido veio por conta da fama de tratar problemas dentários da população, mesmo não sendo sua profissão.

A Inconfidência Mineira, que ocorreu no fim do século XVIII, foi uma revolta com objetivo separatista, diante das imposições da coroa portuguesa, principalmente na questão econômica, com a cobrança de impostos elevados.

A revolta foi liderada pela elite de Minas Gerais, entretanto o objetivo não foi alcançado pois os portugueses descobriram o plano e mataram os líderes, incluindo Tiradentes, que foi enforcado em praça pública. Apesar da derrota, a Inconfidência Mineira teve um papel fundamental para o Brasil que anos mais tardes, em 1822 conseguiu a independência de Portugal.

Ouro Preto

São João Del Rei, Mariana, Tiradentes e Congonhas são algumas das cidades citadas nas aulas de História, além de Ouro Preto, que foi a primeira capital de Minas Gerais e acabou sendo o pontapé da Inconfidência. Não é à toa que o município possui um dos museus mais importantes do País. O Museu da Inconfidência fica localizado na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. No local, funcionava o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia da Vila Rica, esvaziado no ano de 1938. Dessa forma, o Museu foi criado no espaço e inaugurado em 1944.

Em 2006, o local passou por uma ampla reforma. O Museu da Inconfidência conta com três anexos. Dois ficam ao lado do prédio principal e um na Casa do Pilar. O principal passeio em Ouro Preto é o Centro Histórico que une a riqueza do ouro, a arquitetura das casas e igrejas, a arte do barroco e logicamente os pontos da Inconfidência. Um ponto ideal para fotos nas redes sociais. A culinária de Ouro Preto é um verdadeiro prato cheio para quem ama a comida mineira.

Atrações turísticas não faltam na cidade, há diversas opções, como a Casa dos Contos, Represa do Custódio, Mina Du Veloso, Parque Estadual do Itacolomi, Mirante da Pedra, Feira de Pedra Sabão do Largo de Coimbra, entre outros.

Como chegar

Para quem sai da Baixada Santista, existem duas possibilidades para chegar a Ouro Preto. A primeira é de avião, já que a cidade fica aproximadamente a 2 horas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A outra opção é para quem gosta de encarar a estrada, haja visto que saindo de Santos, a viagem vai durar aproximadamente 10h30, isso sem parada. Vale destacar que as agências de turismo contam com pacotes para a cidade ao longo do ano, principalmente nos feriados prolongados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.