Parece estranho, mas nem todos os munícipes conhecem realmente os pontos turísticos de Santos, uma cidade rica e com grande potencial. Alguns lugares como os museus do Café e do Pelé, Aquário, Orquidário e Emissário Submarino merecem ser explorados.
Centro
Tirar um dia para conhecer o Centro de Santos é uma forma de começar a se sentir turista na própria Cidade. Mas o importante é ir sem pressa para poder observar a arquitetura, experimentar as comidas e lanches de restaurantes antigos.
É importante lembrar que sábado é um bom dia para passear pelo Centro. O passeio pode começar bem cedo pela parte comercial, depois uma pausa para comer o pastel do Carioca, ao lado da sede da Prefeitura de Santos. Próximo de lá estão os teatros Coliseu e Guarany.
Neste mês, dá para aproveitar e almoçar uma deliciosa feijoada do projeto Feijão da Rua, que acontece nos dias 23 e 30 (apenas aos sábados) em restaurantes participantes. Depois, vale visitar o Museu do Café, para degustar cafés de diferentes grãos.
Com exposição do Museu do Futebol, o Museu Pelé, no Valongo, também merece estar incluso neste roteiro. Ingressos custam R$ 18, mas existe meia-entrada.
Praia
Outra pedida é visitar os pontos turísticos ao ar livre, como é o caso do Orquidário Municipal (R$5 a entrada) e o Emissário Submarino, onde está instalado o monumento da artista Tomie Ohtake. Ambos ficam no bairro do José Menino, perto da divisa entre Santos e São Vicente.