Consciência Negra: Museu do Café promove programação especial neste mês | Boqnews
Foto do Museu do Café Museu do Café

Santos

07 DE NOVEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Consciência Negra: Museu do Café promove programação especial neste mês

Visando fomentar o tema na região, a programação conta atividades gratuitas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos que conseguiam escapar das fazendas, Zumbi dos Palmares é considerado o símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Em sua homenagem, o dia 20 de novembro, data da sua morte, foi escolhido como o Dia da Consciência Negra. O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove atividades para fomentar uma reflexão tão necessária sobre o tema na região. A programação é composta por oficinas, debates, apresentação musical e lançamento de livro, tem início no dia 6 de novembro com entrada gratuita.

No domingo (6), a programação foi aberta com uma oficina de adornos e beleza feminina negra, que ofereceu dicas de maquiagem com a maquiadora Yasmin Nunes e confecção de brincos. Nesta terça-feira (8), às 15h, será realizada uma discussão por meio do painel Mercado Editorial da Literatura Negra, em parceria com o Núcleo Educativo do Museu da Imigração.

Uma mesa de introdução à história da África e cultura afro-brasileira, com a Mestre Adriana Negreiros e a Professora Doutora Aldenir Dias, é a atividade programada quinta-feira (10), também às 15h.

No dia 13 (domingo), será realizada, no mesmo horário, uma oficina de máscaras com pintura e contextualização sobre a origem, simbolismo e importância desse objeto para as sociedades africanas. Como não poderia faltar música, a cúpula do Museu recebe, no dia 20 (domingo), às 15h, a apresentação do grupo Quizumba Latina, com repertório baseado no afro-jazz instrumental.

Dando continuidade a programação, no dia 25 (sexta-feira), às 15h, o Museu será palco do lançamento do livro Raiz de um Negro Brasileiro e roda de conversa com o poeta Oswaldo de Camargo e a Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Afro Brasil, Neide Almeida. Para finalizar as atividades do mês da Consciência Negra, no dia 27 (domingo), às 15h, acontece a oficina de stencil com grafismos afro-brasileiros e a produção de um painel utilizando a técnica artística, também conhecida como molde vazado.

Todas as atividades são gratuitas e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected].

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h.

Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.