Cruzeiristas poderão solicitar 2ª via do RG no Terminal Concais | Boqnews
Divulgação

Turismo

12 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Cruzeiristas poderão solicitar 2ª via do RG no Terminal Concais

O benefício visa atender àqueles que esqueceram ou não podem ser identificados pelo documento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os turistas que irão embarcar no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, na próxima temporada de cruzeiros marítimos, contarão com uma novidade em 2014: a emissão da 2ª via do RG, documento de identidade obrigatório para a viagem, expedido apenas pelo Estado de São Paulo. O serviço será realizado pela Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (DEATUR), ao lado do Concais.

O benefício visa atender àqueles que esqueceram ou não podem ser identificados pelo documento. Atualmente o RG, com validade de dez anos de expedição, ou o passaporte válido são os documentos oficiais obrigatórios em viagens para países do Mercosul. Para saídas nacionais, os passageiros podem embarcar com documento original com foto. As operadoras não aceitam cópias, mesmo que estejam autenticadas.

“Este serviço público é pioneiro em portos e aeroportos do Brasil, e foi criado pela demanda do Concais. Muitas pessoas e até famílias inteiras deixam de embarcar numa viagem tão sonhada, por conta do extravio do RG no trajeto para o terminal. Nestas situações ficamos tristes, mas não podíamos fazer nada legalmente”, explica Martha Vergine, Delegada da DEATUR.

Para a emissão da 2ª via, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia). O documento será expedido no mesmo dia, mediante pagamento de uma taxa estadual. O cadastro, a coleta de assinatura, a digital e a foto serão colhidas no próprio equipamento instalado na DEATUR.

O serviço de emissão do RG na delegacia do Porto já está em funcionamento para o público em geral de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. “Durante a temporada de cruzeiros marítimos, o serviço também funcionará no posto da Polícia Civil dentro do Concais e aos finais de semana, para atender os passageiros. Vale destacar que somente será possível a segunda via para os RGs emitidos no Estado de São Paulo. Estamos felizes com esta conquista, pois beneficiará muitos cidadãos”, conclui Martha.

A Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (DEATUR) fica na Avenida Cândido Gaffréé, no Armazém 25, no Porto de Santos – ao lado do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais. Outras informações pelo (13) 3224-2726.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.