Da praia ao Centro: conheça os principais pontos turísticos de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Turismo

04 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Da praia ao Centro: conheça os principais pontos turísticos de Santos

Emissário Submarino com a escultura de Tomie Ohtake é ótima opção para passeios de dia ou noturnos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Milhares de turistas visitam a cidade de Santos, ainda mais na alta temporada, visto que a cidade tem muito a oferecer quando o assunto é entretenimento. Passeios de escuna e uma tarde no Emissário Submarino se tornam privilegiados pela rica paisagem proporcionada pelos jardins da orla. Já para os amantes de história e arquitetura, pontos marcantes como a Casa da Frontaria Azulejada e os museus da cidade são lugares de visitas obrigatórios. E para aqueles que querem conhecer de tudo um pouco, a linha Conheça Santos possuí roteiros alternativos de diversos locais do município.

O Mar Santista

tomieotakOs jardins da orla, além de serem o maior do mundo, proporcionam uma bela vista para os praticantes de esportes e atividades físicas, como a exemplo, o ciclismo. Pontos do Bike Santos e do Danoninho Bike Kids estão distribuídos pela cidade, inclusive a praia, e retirá-los é fácil por meio do aplicativo, no celular. Outro local para a prática de esportes é o Parque Municipal Roberto Mário Santini. O Emissário, como é conhecido, possui playground, pista profissional de skate, ciclovia, mesas ao ar livre e uma arquibancada junto ao quebra-mar, usada em eventos de surf ou para quem quer apreciar a vista ao mar.

E por falar em mar, ele é tema de dois museus da cidade: o Museu do Mar e o Museu de Pesca. O do Mar reúne um dos mais diversificados acervos de biologia marinha do país e o destaque fica por conta do tubarão-baleia, o único em exposição da América Latina. Já no Museu de Pesca há uma variedade de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos, como o esqueleto suspenso de Baleia Fin. São 23 metros de comprimento, fora o peso de 7 toneladas, que podem ser vistos logo do andar térreo do museu. Agora se a ideia é conhecer de perto a baia de Santos, o passeio de escuna não pode faltar no roteiro. De 1h30 a 3h45, dependendo do percurso escolhido, você passará por praias e ilhas distantes, com direito a parada para dar um mergulho.

Um pouco de história

Museu Café, localizado na Bolsa do Café

Museu do Café, localizado na Bolsa do Café

O centro é rico em prédios, monumentos e pontos históricos e, certamente, seria uma perda não passar pelo bairro para conhecer alguns desses lugares, como a Casa da Frontaria Azulejada. Construída em 1865, era a residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto, ficando marcado pela fachada de azulejos em alto-relevo, importados de Portugal. Hoje, o local é patrimônio da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Partindo para 1902 temos o Mercado Municipal, lar de diversas iguarias, empórios, hortifrútis, valendo a visita para experimentar os diversos sabores e produtos fornecidos pelos 76 boxes. E como não podia deixar de faltar, o Museu do Café é parada obrigatória, não só pelos apreciadores da bebida, mas para quem também é fã de arquitetura e arte. A Sala dos Pregões, por exemplo, possuí no teto o vitral “A visão de Anhanguera”, e três imensos painéis de autoria de Benedicto Calixto.

Turismo sob rodas

A Linha Conheça Santos apresenta três roteiros diferentes pelo munícipio, proporcionando ao turista conhecer vários pontos turísticos. A linha original faz uma “city tour” pela orla e pontos históricos, já a Conheça Santos-Morros faz um passeio cultural pelo Morro do São Bento, mostrando a cultura dos portugueses mantida por gerações, com danças e culinária típicas. E por fim, há a Linha Conheça Santos – Zona Noroeste, com duas paradas: o Jardim Botânico Chico Mendes e o Engenho de São Jorge dos Erasmos, datado de 1534, o primeiro engenho do Brasil.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.