No Dia Internacional do Voluntariado, conheça o intercâmbio solidário | Boqnews
Divulgação

Turismo

05 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

No Dia Internacional do Voluntariado, conheça o intercâmbio solidário

Para comemorar o dia do voluntariado, 05 de dezembro, a Experimento listou alguns programas para se inspirar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Novos conhecimentos, satisfação pessoal e a sensação de ajuda ao próximo fazem do intercâmbio solidário uma experiência única e recompensadora aos que decidem realizar trabalhos voluntários em comunidades locais ao redor do mundo.

As opções de destinos são variadas e geralmente estão concentradas nos continentes: sul americano, africano e asiático. Os programas dependem das necessidades de cada comunidade local. Na Turquia, por exemplo, os voluntários podem auxiliar na manutenção de uma fundação de cultura turca, já na China e Nepal, há projetos educativos para ensino de inglês as crianças. Outro destino que chama atenção é a Índia, com projetos voltados para a saúde, em que os voluntários auxiliam em hospitais aprendendo sobre medicina alternativa.

A Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País, tem notado o crescimento da demanda por este tipo de programa. Somente no último ano, a procura por intercâmbio voluntário aumentou 60%. Um dos fatores que explica essa mudança de perfil dos viajantes que trata-se de uma prática cada vez mais valorizada pelas empresas no momento da avaliação de um candidato, pois demonstram, entre outras coisas, que o jovem tem mente aberta, bom relacionamento pessoal e facilidade para se adaptar a novos ambientes.

Se trabalhar com algo que gosta é o primeiro passo para o sucesso, quem opta por um programa de intercâmbio voluntário sai na frente. “Quando o voluntário está focado em uma causa, a vivência e a troca de experiências com a cultura local são mais intensas, e consequentemente a adaptação mais rápida” explica Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos e operações da Experimento Intercâmbio Cultural.

Além dos novos conhecimentos adquiridos com o intercâmbio, a satisfação pessoal e a sensação de ajuda ao próximo fazem deste tipo de intercâmbio uma experiência única e recompensadora para seus viajantes.

Experimento lista 3 programas para se inspirar:

Aulas de inglês na China

Que tal ensinar inglês em comunidades locais na China? Nesse programa o voluntário é responsável por dar aulas de inglês na cidade Mianyang, Província de Sichuan e ainda aprende com aulas de introdução à cultura chinesa e técnicas de ensino.

Além disso, na China existe uma série de programas educativos em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio ou em acampamentos de verão, onde além de ensinar inglês, os voluntários também tem a chance de ensinar um pouco da cultura brasileira.

Ajudar uma ONG na Tailândia

Thai Freedom House é um centro comunitário de artes e línguas sem fins lucrativos no norte da Tailândia dedicado a ajudar as famílias e indivíduos membros de grupos minoritários do país. Lá as atividades são muitas e os voluntários poderão ter uma grande variedade de experiências, como ensinar inglês para as crianças, cuidar do trabalho administrativo, ajudar na lanchonete e na loja do projeto. Além é claro de desfrutar das maravilhas da Tailândia, o voluntário ainda terá aulas de introdução ao tailandês.

Cultura Turca em Istambul

A fundação Turkish Arts and Crafts, em Istambul, trabalha para manter a cultura turca viva e para isso oferece mais de 20 cursos diferentes em música, arte, artesanato ou caligrafia. Esses cursos são oferecidos tanto para turcos quanto para estrangeiros com exposições e workshops.

O espaço é aberto para visitações e o voluntário pode contribuir de diversas formas, como ajudar a coordenar o receptivo de visitantes, na organização de exposições e dar assistência aos funcionários da fundação. Além de viver em uma cultura totalmente diferente, o intercambista terá aulas de introdução à língua turca.

Pré-requisitos:

Ter a partir de 18 anos
Nível de Inglês intermediário
Desejo de trabalhar seriamente no projeto escolhido

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural – Completando 50 anos de experiência no Brasil e 82 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 30 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que incluem a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, estágios e trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.