A paisagem é inspiradora. O tempo, típico de verão, é o ideal. Todas as condições são convidativas à um passeio de escuna pela região: além de apreciar as praias e ilhas, mergulhar em alto mar é o diferencial. Há opções para todos os gostos. Para quem prefere passar um dia diferente, longe do agito das areias, o passeio que tem duração de três horas e meia. Já os que querem relaxar um pouco com a família ou amigos o trajeto mais rápido, de uma hora e meia, pode ser a opção. A beleza da paisagem vale até um passeio desacompanhado. Não dá para perceber o tempo passar. 
Baía de Santos
O capitão anuncia: bem vindo à bordo. E é assim que todos se sentem. Bem recebidos pela linda natureza. “O trajeto para quem optou pelo passeio da Bahia de Santos é de uma hora e meia, com início pela Fortaleza da Barra. Enquanto a embarcação se aproxima, os turistas ouvem um pouco da história do local. “Faço questão de explicar todos os pontos que passamos. É ruim não saber o que está se vendo”, comenta o comandante Alcides Lopes de Oliveira. As indicações do comandante são importantes porque realmente é difícil passar despercebido pelo que se vê.
A próxima visita é a Praia do Góes, que apesar de ficar a apenas 10 minutos de barco de Santos, é uma praia do Guarujá. Calma, ela é ideal para os que querem curtir o sol tranquilos. Com uma pequena faixa de areia, quase some em dias de maré alta. O local conta com um bar e até pousada e é muito procurado por turistas que querem sossego. Apesar dos atrativos, a escuna não para no local.
![]() |
| Praia do Goes |
Após a Praia do Góes, o destino é a Praia do Cheira Limão e a Praia do Sangava. A Cheira Limão é uma pequena praia entre a do Góes e Sangava. Seu nome deve-se ao fato de sua localização ao pé do Morro dos Limões, sendo difícil acesso por terra. A pequena faixa de areia, remete a ideia de uma praia particular. Os turistas podem apenas observar porque é na praia do Sangava que a embarcação faz uma parada de 10 minutos. Durante esse período as pessoas podem curtir o mar, mergulhando com equipamentos de segurança cedidos pela escuna.
Os que preferem apreciar a paisagem sem se molhar, a parada rende boas fotos do local. A escuna segue até a Ilha das Palmas e depois à praia do Embaré. O curioso é que, apesar de alguns metros da praia de Santos, a sensação é de estar em outro lugar completamente diferente. Enquanto a embarcação retorna pela praia de Santos, a equipe faz sorteio de brindes e algumas brincadeiras. Também é a hora dos passageiros fazerem uma visita à lanchonete.
Mas o passeio não termina nas praias. O próximo destino é o porto de Santos. A escuna segue até o Armazém 37. É possível ter uma ideia da dimensão do maior porto da América Latina, que encerra o passeio.
Os passeios de escuna tem embarque e desembarque na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, em frente ao Clube Saldanha da Gama. As saídas acontecem de terça a domingo a partir das 9 e seguem até as 17 horas. O valor do passeio é R$ 20,00. Crianças até 10 anos e idosos maiores de 65 anos pagam meia entrada. Informações: (13) 9721-1200.
Turismo náutico
Para os que pretendem passar a manhã ou a tarde curtindo um passeio diferente, uma boa opção é o passeio de escuna que tem duração de três horas e meia. Ideal para apreciar a paisagem e longos períodos de mergulho, ela vai bem aos que gostam de estar em alto mar. “Para as pessoas que enjoam esse passeio não é bom, porque há locais onde a maré balança um pouco mais”, indica o comandante.
Os primeiros destinos são os mesmos do passeio com duração menor: Fortaleza da Barra, Praia do Góes, Sangava e Ilha das Palmas. O diferencial são algumas praias visitadas e também o tempo de mergulho. São trinta minutos na Praia do Saco Major. Maior do que as outras avistadas, a Praia do Major tem 400 metros de extensão e grande pedras. Quase sempre deserta, o único movimento é de lanchas que fazem uma parada para mergulho ou de barcos de pescadores.
O próximo destino é a bela praia do Guaiúba. Considerada uma das praias mais bonitas do Guarujá tem água calmas e é ideal para o banho de mar. Mas ainda não é hora para um mergulho. Os visitantes têm a oportunidade de se refrescar por mais trinta minutos na Ilha do Mato.
Após o refresco, a embarcação segue para a Ilha Porchat, Ilha Urubuqueçaba e retorna pela Orla de Santos. “É um passeio muito alegre e divertido”, indica o capitão.
Os passeio de escuna, que têm duração mais longa, acontecem apenas duas vezes por dia, às 9h55 e às 13h55. O valor é R$ 30 reais sendo que crianças até 10 anos e idosos pagam meia entrada. Informações: (13) 9721-1200.
