Diversão regional | Boqnews

Turismo

20 DE MARÇO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Diversão regional

Com o intuito de direcionar o turista e o morador da região para conhecer os principais pontos da Baixada Santista, o Santos Convention Bureau, em parceria com o Sebrae, criou um catálogo dos circuitos turísticos da Costa da Mata Atlântica. Nele estão expostos roteiros que se dividem em três tipos. O histórico e cultural, ecológico […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o intuito de direcionar o turista e o morador da região para conhecer os principais pontos da Baixada Santista, o Santos Convention Bureau, em parceria com o Sebrae, criou um catálogo dos circuitos turísticos da Costa da Mata Atlântica. Nele estão expostos roteiros que se dividem em três tipos. O histórico e cultural, ecológico e rural, e o científico e ambiental.  São  sugestões  para  que  o  público conheça a diversidade e riqueza dos atrativos da região de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de um guia turístico.

Histórico e Cultural
O roteiro mais extenso conta com um total de dez dias de passeios. Prioriza visitas a museus,  locais e percursos históricos. A sugestão é que se passe o primeiro dia em Bertioga conhecendo a  história da colonização, cultura, costumes, crenças e meio ambiente da cidade. Dentre os locais a serem visitados, está a Aldeia Indígena Rio Silveiras, onde vivem  cerca de 300 índios guaranis. A aldeia fica na divisa com São Sebastião.

A visita à Usina de Itatinga é outra sugestão. Formada  por  cerca  de  70 casas em arquitetura inglesa do século XIX, a Hidrelétrica de  Itatinga garante, desde 1910, a energia destinada ao Porto de Santos. Em seguida, a passagem pelo forte de São João, o mais antigo do Brasil, fundado em 1532. Outras opções são as visitas à Rivieira de São Lourenço e à Casa de Cultura.







Bertioga
Bertioga

Em Guarujá, o passeio é iniciado  pela  região conhecida  como  Rabo  do Dragão, com uma caminhada à Ermida de Santo Antônio do Guaibê e às ruínas do Forte São Luiz, pela Trilha da Praia Branca. Na Enseada,  o aquário Acqua Mundo e o Teatro Procópio Ferreira são as atrações. Em Pitangueiras,  dois  marcos  históricos:  o carro fúnebre de Santos Dumont e a Maria Fumaça. Os próximos quatro dias de passeios são dedicados a Santos.  O roteiro apresenta um panorama cultural diversificado, com cerca de 25  sugestões de locais que podem ser visitados.

Dentre eles estão museus, teatros e locais históricos como as Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, erguido em 1533, e a Casa do Trem Bélico que, construída no século XVII, guardava munições  e  acessórios  da  artilharia, para abastecer quartéis e fortes. O local passa por reformas no momento.

O sétimo dia é reservado para passeios em Cubatão.  A atração principal é visitar os monumentos construídos em 1922, pelo então presidente Washington Luiz.  Dentre os pontos sugeridos estão a Calçada do Lorena, o Pouso de Paranapiacaba, o Rancho da Maioridade e o Cruzeiro Quinhentista.

São Vicente é a pedida para o para o oitavo dia. O  município  guarda  relíquias históricas  do  início  da  colonização  do  Brasil. A bela paisagem pode ser contemplada do solo ou nas alturas, se a opção for fazer um passeio de  teleférico – atração que  faz a diferença não só na cidade, mas na região.

Os passeios às  cidades de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, no 9º dia,  estão inclusos  no roteiro histórico e cultural. O  trajeto percorre três municípios, com  início em Praia Grande, na Fortaleza de  Itaipu,  fundada   no início  do  século  passado para se tornar a proteção do estuário do Porto de Santos.  







Itanhaém
Itanhaém


Já em Mongaguá, o destaque é para  a  fé  retratada  na  imagem de  Nossa  Senhora  Aparecida. Itanhaém,  a  segunda  vila  mais antiga do Brasil,  fecha a programação  do  dia.  Fundada  em 1532  por Martim  Afonso de Souza,  teve  importante papel no período colonial.
No décimo e último dia de passeio, Peruíbe encerra o roteiro histórico e cultural.  Ruínas, sambaquis, vestígios  de antigos povos, a primeira capela  do  Brasil  adornada  por  mosaicos  e  um   aquário inaugurado  recentemente  são as  sugestões.

Ecológico e rural
Para os aventureiros de plantão, essa é a opção ideal. O roteiro apresenta passeio que, se completos, duram até cinco dias.
Bertioga abre o roteiro, novamente. A visita à reserva indígena, dessa vez, pode ser feita de uma maneira diferente. O acesso à Vila é feito por travessia de balsa e uma viagem de 7,5 quilômetros em um  dos  bondinhos  de  Itatinga. Pode-se  também chegar ao  local após  uma  viagem  de  três  horas em barco pelos canais do estuário de Bertioga e pelo Rio Itapanhaú, tudo isso acompanhado pela exuberância da Mata Atlântica.







Praia Grande
Praia Grande

Santos vem em seguida, com a exploração da área continental, que abriga atividades rurais  e propriedades históricas em trechos da Mata Atlântica  com  diferentes  formações florestais, fauna diversifcada, rios, córregos e cachoeiras.

O 3º dia contempla os municípios de São Vicente, Cubatão e Mongaguá. Os passeios proporcionam ao turista contato com a natureza pelas trilhas e parques ecológicos. Nos últimos dias, o turista irá conhecer e vivenciar atividades desenvolvidas nas áreas rurais de Itanhaém e Peruíbe.  Dentre os passeios, uma visita ao complexo ecológico Juréia – Itatins, a quarta maior área de conservação do Estado de São Paulo. 

Científico e ambiental
Cubatão é a única que integra  este roteiro. Os passeios pelos rios Casqueiro, Cascalho e Cubatão mostram a flora e a fauna da região. É possível contemplar  mais de 200 espécies de aves, sendo as mais comuns as garças, biguás, socós, maguaris, e, é claro, o  Guará Vermelho. Uma visita ao manguezal completa o dia.

Serviço
O catálago de circuito turístico da Costa da Mata Atlântica pode ser encontrado no site www.srcvb.com.br.  Informações pelo telefone: (13) 3232-5080.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.