Um dos 15 municípios considerados estâncias balneárias no estado de São Paulo, Mongaguá é destino certo da maioria dos turistas nesta época do ano. A cidade oferece passeios que agradam desde os amantes do surfe aos ecologistas, com trilhas e parques vastos de natureza. Para os apreciadores da arte, o centro cultural e as feiras de artesanatos são pontos de visita obrigatórios. E se sobrar um tempinho, ainda dá para fazer a trilha do Morro da Padroeira, que leva até à imagem de Nossa Senhora Aparecida, um dos pontos ícones da cidade.
Partes da Mata Atlântica ainda estão preservadas em áreas de Mongaguá. O Parque Turístico Umberto Salome (popularmente conhecido como Poço das Antas) é prova disso. Cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, aves silvestres e alguns animais, como a preguiça, compõem o cenário do parque, que, também, conta com infraestrutura de banheiros, pontes e lanchonetes. Um lugar ideal para quem busca contato com a natureza, mas não dispensa conforto.
Se a ideia é paz e tranquilidade do campo, o complexo da zona rural (localizada no bairro Agenor de Campos) é a pedida certa. Passeios típicos de fazenda preenchem as atividades do dia, como pesca e cavalgadas. O local ainda conta com uma horta e piscinas naturais, fora os rios e corredeiras. O ambiente calmo faz até esquecer que a cidade é litorânea.
Arte
O artesanato é a marca do caiçara, o estilo de vida é traduzido em arte, que encanta qualquer turista. Sendo assim, mesmo em meio ao comércio local, as feiras artesanais são pontos que valem a visita.
A Feira de Artes Vera Cruz, por exemplo, fica localizada na orla da praia e sua variedade de boxes são atrativos para o público. Outra conhecida é a de Artes Plataforma. A arquitetura rústica dá o ar praieiro aos visitantes, fora as diversificadas exposições dos artesãos e artistas plásticos.
Pesca amadora
Considerada a segunda maior plataforma de pesca da América Latina, a obra de concreto percorre 400 metros ao mar e “se abre”, formando um “T”. O local atrai pescadores e visitantes pela vista encantadora do mar aberto e a diversidade de espécies de peixes, como robalos e bagres. A plataforma também é local atrativo para os surfistas que aproveitam as boas ondas da área.