Estimativa para Festa do Boi é receber 100 mil visitantes neste ano | Boqnews
Divulgação

Parintins

13 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Estimativa para Festa do Boi é receber 100 mil visitantes neste ano

Festa, que divide a cidade em vermelho e azul, acontece no final do mês

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Divulgação

Festival Folclórico de Parintins

No último final de semana de junho, de 27 a 29, acontece a festa amazonense mais esperada do ano, o Festival Folclórico de Parintins, que atrai aproximadamente 100 mil pessoas.

Durante três dias e e em um total de 15 horas, espetáculos são encenados por cerca de 4 mil pessoas de cada boi, que possuem uma rivalidade histórica. São eles: Garantido e Caprichoso, que disputam na arena, palco da grande festa, mostrando a evolução de seus rituais.

Marcada pela magia de suas fantásticas figuras saídas do imaginário amazônico, as apresentações baseiam-se nas lendas que cruzaram gerações para reviverem sua força na temática de cada boi, que também possui cores próprias.
Garantido é representado pelo vermelho. Já Caprichoso pelo azul. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores de sua preferência. Algumas marcas internacionais como a Coca-Cola já lançaram edições especiais na cor azul apenas por conta do festival. Afinal, um torcedor do Garantido não tomaria uma bebida da cor do adversário. A Skol, que usa fonte vermelha, mudou a marca em 2012 para a cor amarela e os dois bumbás aparecem juntos.Até agências bancárias apresentam fachadas com as duas cores, como o Bradesco.

Rivalidades à parte, a festa acontece – como diz o nome – na cidade de Parintins. Com mais de 100 mil habitantes, o município está localizado a 420 quilômetros a leste de Manaus por via fluvial e está à margem direita do rio Amazonas na Ilha Tupinambarana.

E é no Bumbódromo, inaugurado em junho de 1988 e tem o formato estilizado de uma cabeça de boi, onde ocorrem as apresentações. O local foi construído no centro da cidade e divide as nações azul e vermelho, pois fica entre o centro da cidade (tradicionalmente, o lado azul) e a Baixa do São José (onde nasceu o Boi Garantido).

Serviço
Os valores para assistir ao espetáculo custam de R$ 1.050,00, para a Arquibancada Central até R$600,00, para cadeira na Arena Tipo 2. Agências de turismo oferecem pacotes para este período. Uma dica é o fluvial, oferecido pela Amazon Destinations (www.amazondestinations.com.br), com hospedagem no barco Manauara. Equipado com 10 camarotes, dois quartos equipados com cama de casal e oito com uma cama de casal e outra de solteiro em estilo beliche.

 

turnet

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.