Eventos nas quadras das escolas de samba do RJ levam a alegria o ano todo | Boqnews
Foto: Reprodução/Mangueira

Turismo

24 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Eventos nas quadras das escolas de samba do RJ levam a alegria o ano todo

Feijoadas, ensaios e shows, são um dos eventos preferidos pelos sambistas e turistas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Carnaval é fora de época, mas a energia dos sambistas continua a mesma. Neste fim de semana de feriado prolongado de Tiradentes, aconteceu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O evento foi remarcado por conta da explosão de casos da Covid-19 no início do ano, causado pela variante Ômicron. Entretanto, o cenário mudou e a alegria já toma conta das agremiações.

Impactos

O Desfile das Escolas de Samba movimenta a economia e aquece o turismo. Vale destacar que nem todo mundo consegue acompanhar o desfile do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, haja visto que na maioria das vezes, os ingressos se esgotam.

Contudo, quem não for ao sambódromo não precisa se preocupar, já que nas quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro, a festa acontece todo ano, principalmente nos finais de semana e nos feriados.

Eventos

Um dos eventos mais tradicionais das escolas de samba são as feijoadas. Dessa forma, as agremiações promovem um dia inteiro de música, com as tradicionais rodas de samba, o show de artistas e apresentação da bateria da escola.

Outro grande evento é a disputa do samba-enredo que leva milhares de pessoas para a quadra e proporcionam momentos de emoção, já que é a etapa de definição do hino da agremiação para o Carnaval. Além disso, existem os ensaios para o desfile que une toda a comunidade.

Escolas

Existem turistas que já tem sua escola do coração, já outros passam a torcer quando conhecem as quadras e se identificam com o ambiente da agremiação. O Rio de Janeiro é um prato cheio de opções para o turista escolher em qual escola deseja ir.

Na capital fluminense, existem diversas agremiações e o viajante opta pelas mais tradicionais. É o caso das maiores campeãs do Carnaval, Portela (22 títulos) e Mangueira (20 títulos), ambas agremiações contam com uma torcida fiel.

Outras escolas que são destinos certos do público, são a Salgueiro (9 títulos), Império Serrano (9 títulos), Imperatriz Leopoldinense (8 títulos), Mocidade (6 títulos), Unidos da Tijuca (4 títulos) e Vila Isabel (3 títulos).

Importante frisar que muitas agremiações de outras cidades também participam do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com destaque para a Beija-Flor. A escola de Nilópolis é a maior campeã do sambódromo e já soma em sua galeria 14 títulos.

Outro destaque é a atual campeã Viradouro, do município de Niterói.

Roteiro ideal

Para quem sai da Baixada Santista, ir para as escolas de samba do Rio de Janeiro é um roteiro ideal, já que dá para ir de ônibus, carro, avião ou com as agências de turismo. Vale destacar que os ingressos para o evento nas quadras são vendidos na bilheteria das agremiações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.