Exposição inédita no Brasil, Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão | Boqnews
Foto: Divulgação / Museu da Imigração

Cultura

15 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição inédita no Brasil, Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão

Mostra com registros audiovisuais de 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens construídas reflete a profunda relação da arquitetura, da geografia e do contexto histórico e traça um guia de viagem do Japão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo , localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, inaugura, em 19 de abril , às 11h, em parceria com a Fundação Japão, a exposição temporária Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão.

Sendo assim, a mostra apresenta 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens construídas, em um acervo de fotos, vídeos e textos.

Desse modo, refletem a profunda relação da arquitetura desenvolvida no país com sua geografia, os fenômenos naturais extremos e as mudanças culturais e econômicas acontecidas nos últimos dois séculos.

Portanto, do ingresso do país no pensamento moderno, em meados de 1854, passando pelo cenário do pós-guerra, a partir de 1945, até os dias atuais. Além disso, a produção tem exemplos de construções que transmitem o ambiente social onde foram instaladas, a conjuntura histórica e o pensamento de cada época.

As intervenções tecnológicas, na particular geografia do Japão, ora em fricção, ora em harmonia com a natureza, é também um aspecto relevante na mostra, o que reafirma a íntima relação entre contexto histórico, espacial e cultural.

Exposição

Na exposição, é possível conferir ambientes que surgiram na modernização, como reflexo do rápido crescimento econômico.

Além disso, outros que emergiram em resposta aos processos de destruição causados pelo ritmo de crescimento exacerbada da era moderna; ambientes regenerativos, pensados para mitigar e resolver desafios populacionais e econômicos, e sustentáveis, com proposições de um tempo e modo de vida mais desacelerados.

Por fim, a produção posiciona a arquitetura do Japão como um meio de desvendar o país e convida o espectador a uma viagem por diferentes partes do seu território, a partir do paradigma do novo turismo do século 21.

Nesse sentido, o conjunto da exposição se propõe a ser um “guia de viagem”, com uma amostra de espaços construídos que, quando acessados, elevam a experiência do visitante a um contato mais profundo com a cultura e os valores desses locais.

Dessa forma, a mostra permanecerá em cartaz até 11 de junho, durante o horário de funcionamento do MI: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h. A programação completa pode ser conferida no site (sujeita a alterações).

 

Onde Fica

Inauguração Exposição temporária Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão

Data: 19 de abril, às 11h

Local: Hospedaria em Movimento – Museu da Imigração

Faixa etária: Livre

Em cartaz: até 11 de junho

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos / Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento

www.museudaimigracao.org.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.