Feriado gera expectativa positiva da economia local e fomento do turismo | Boqnews
Foto: Reinaldo Campos

Santos

27 DE OUTUBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Feriado gera expectativa positiva da economia local e fomento do turismo

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os feriados prolongados e pontos facultativos desse ano devem injetar R$ 74,3 bilhões no Turismo brasileiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ano de 2023 conta com três feriados, inclusive em grande parte nos dias da semana que possibilitam o seu prolongamento. Vale ressaltar que os feriados são importantes para relembrar e homenagear datas históricas.
Porém, para muitos é o período perfeito para descansar ou viajar. Para ter noção, apenas neste mês de novembro serão três feriados: Finados – 2 de novembro (quinta-feira) com ponto facultativo no dia 3 (sexta-feira), Proclamação da República – 15 de novembro (quarta-feira) e Dia da Consciência Negra – 20 de novembro (segunda). Com isso, alguns setores não trabalham e outros devem trabalhar normalmente.

Exemplos

É o caso do contador Thiago de Oliveira. Ele conta como funciona a política da empresa nos dias de feriado. “Normalmente escritórios contábeis trabalham de segunda a sexta, com o horário de sábado sendo compensado durante a semana. Durante os feriados usualmente ficam fechados e compensam dias ponte. Por exemplo, dia 2 cai em na quinta-feira e normalmente os escritórios ficam fechados na quinta e sexta. O horário de sexta será compensado em outros dias úteis”.

Além disso, ele explica a questão do benefício oferecido aos funcionários que trabalham nos feriados. Portanto, em caso de necessidade de trabalho no feriado devido a alguma demanda específica, os funcionários recebem horário trabalhado como adicional de 100%. Isso segue acordo coletivo, pois dependendo da empresa pode haver uma folga, mas o valor é pago de qualquer forma.

Alguns setores são comuns o trabalho em feriados. São eles por exemplo, transporte, comércio, saúde, edifícios residenciais entre outras. Esses contam com um aumento da demanda, pois são os únicos setores que funcionam nos feriados e possuem bastante aproveitamento dos clientes. Portanto, os empregados nessas atividades já sabem da necessidade de trabalhar nesses períodos. “Essas atividades normalmente preveem regimes de escala e pagam adicionais pelo trabalho no feriado e, às vezes, também concedem descanso para o dia trabalhado”, completa Oliveira.

Outra questão é que também existe a programação de turnos e escalas de trabalho durante os feriados para outros setores, assim os funcionários já têm o conhecimento dos períodos de trabalho. Desse modo também conseguem programar o descanso.

Economia

O feriado prolongado de 2 de novembro (Dia de Finados) está sendo aguardado ansiosamente pelos comerciantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que esperam bons resultados nas vendas graças à expectativa de alta movimentação de turistas na região durante os quatro dias de descanso.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), Omar Abdul Assaf, o cenário é extremamente favorável, levando em consideração a repercussão da emenda da folga no Dia das Crianças. “Apesar da falta de sol e calor no último feriado prolongado, em 12 de outubro, o nosso comércio alcançou um rendimento acima do esperado. Os turistas aproveitaram para explorar as cidades além das praias, indo até os shoppings e aos centros comerciais. Este sucesso anterior é o que alimenta a confiança dos empresários para o Dia de Finados, que também será uma emenda de quinta-feira a domingo”, explica Assaf.

Comparação

Para ter noção, em 2022, o Dia das Crianças e o Dia de Finados caíram em uma quarta-feira, o que limitou a capacidade dos turistas de aproveitarem uma viagem extensa. “O recesso entre os últimos dias 12 e 15 já mostra efeitos: registramos um aumento de 2% no faturamento de outubro em relação ao ano passado, antes mesmo do final do mês”, informa o presidente, afirmando que novembro existe o mesmo potencial para crescimento, ainda mais quando se leva em consideração a aproximação da Black Friday.

“A Baixada Santista e o Vale do Ribeira têm se destacado como destinos turísticos atraentes e diversificados. Tratam-se de regiões acessíveis, tanto em proximidade, como em orçamento. A qualidade das nossas atrações — praias, comércios, pontos turísticos e culturais — fazem da nossa região um itinerário completo e variado”, complementa Assaf.

Desse modo, lembrando que a temporada de cruzeiros, que terá início a partir deste domingo, também beneficiará a performance do varejo local.

Santos Geek

No próximo dia 1 de novembro (quarta-feira) haverá o início da quinta edição do ‘Santos Festival Geek’, evento de cultura pop gratuito do País. Organizado pela Secretaria de Cultura (Secult), o Festival levará ao Centro Histórico atrações nacionais e internacionais, alternando novidades do mundo geek a preciosidades da cultura pop, que vão mexer com a memória afetiva do público.

Desse modo, mesmo sendo feriado por esse período, os eventos funcionam como grande motivador para economia local, visto o potencial da geração de empregos mesmo que temporários.

Economia Criativa

Com isso, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (Seectur) Selley Storino conta como está a expectativa para esse mês de novembro. “O feriado atrai muitos turistas para a cidade e naturalmente já aumenta muito o movimento de turistas. Esse feriado de novembro de 2 a 5 ocorrerá o Festival Geek no Centro Histórico, que vai atrair muitos turistas e também muitos turistas que vem do público geek curtem”, destaca.

Há também o dia 15 de novembro, no Centro Histórico, com todos equipamentos turísticos funcionando, como o bonde, com a novidade do bonde Pelé, o Museu Pelé e Museu do Café. “Depois, teremos o feriado de 20 de novembro com a a feira Afroempreendedorismo, justamente para beneficiar os empreendedores afrodescendentes. Toda a cidade se prepara para a programação durante o feriado”.

A secretária também menciona que a ocupação hoteleira nos feriados é expressiva. Ela cita, por exemplo, que a ocupação hoteleira está batendo recordes, a maior ocupação desde 2015. “A gente tem como indicador a Ecovias, pelo número de carros que passam pelo pedágio.Então, a gente vê que realmente durante o feriado, esse fluxo aumenta muito na cidade”, revela Selley.

Guarda Municipal

É importante reforçar que a Guarda Municipal fica com efetivo maior durante o feriado na praia de Santos. Por isso a secretária afirma que existe um cuidado em aumentar o efetivo da GCM na praia e nos locais de maior fluxo na Cidade. Além dessas atrações, existe a FeirArt no Boqueirão (sábado) e domingo no mesmo horário, porém na Praça Caio Ribeiro em frente ao Sesc.

Assim como o Novo Quebra-Mar que possui bastante atividades, sempre com muito movimento principalmente para criançada, sendo um novo atrativo para santistas e turistas. Sem contar o início da temporada de cruzeiros, a partir deste domingo (29) e que se entenderá até maio do próximo ano.

Desse modo, para o turismo e o comércio os feriados são fatores positivos à economia de Santos e além de fomentar a cultura local e visitação dos pontos turísticos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.