Festival do Imigrante terá atrações para todos os gostos e idades no Centro | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Turismo

11 DE OUTUBRO DE 2022

Festival do Imigrante terá atrações para todos os gostos e idades no Centro

Festival terá muita música, dança, gastronomia, entre outras atrações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A grande celebração das culturas que ajudaram a formar a identidade do País está de volta. No próximo final de semana, dias 15 e 16 de outubro, a 3ª edição do Festival do Imigrante vai trazer muita música, dança, gastronomia, artesanato e folclore ao Centro Histórico de Santos.

A festa multicultural homenageia e traz ao público elementos de países africanos, árabes, além de Itália, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra, Japão, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Estados Unidos e Brasil.

Realizado anualmente em Santos – em 2021, atraiu mais 4 mil pessoas – o festival neste ano também integra o ‘Diálogos da Cultura Oceânica’ (Ocean Literacy Dialogues), evento internacional da Unesco que reúne em Santos cientistas, políticos, pesquisadores e estudantes de todo o planeta, de 10 a 15 de outubro.

De acordo com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, além de contribuir com a revitalização do Centro Histórico, atraindo santistas e turistas para a região, o Festival do Imigrante é uma grande celebração à diversidade e às grandes comunidades que residem em Santos como a portuguesa, a italiana e a espanhola. “O nosso Porto recebeu imigrantes de todos os lugares do mundo e muitos deles permaneceram aqui. Então, nada mais justo do que o festival integrar o evento da Unesco da cultura oceânica, já que foi através do oceano que todas essas culturas chegaram aqui”.

Serão diversas atividades gratuitas, para todos os gostos e idades, concentradas principalmente na região do Valongo. Um palco montado na Rua São Bento receberá as apresentações musicais com canções do Brasil, Itália, Cabo Verde, Inglaterra, Alemanha, além de dança do ventre, grega, espanhola, portuguesa e africana. Também vai ter música no Doca Antiguidades (Rua Tuiuti, 24) e no Café Carioca (Praça Mauá, 1).

Oficinas permitirão que os santistas e turistas realizem uma verdadeira imersão nas culturas de vários países. Com vagas limitadas e realizadas na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), vão ensinar a preparar pratos doces e salgados, artesanato em vidro, além de danças e instrumentos musicais típicos.

Para quem gosta de história, vai ter passeio a pé lúdico pelas ruas do Centro sobre a imigração em Santos, incluindo personagens caracterizados. Também haverá visitas monitoradas ao Paço Municipal e aos carros ferroviários antigos armazenados na garagem dos bondes.

Por falar na linha turística, também vai ter passeio especial pet friendly, o Bonde Amigo dos Animais. E, claro, não poderia faltar o tradicional Bonde das Nações, que desfilará ocupado por representantes das nações homenageadas e suas bandeiras.

Não vão faltar opções para quem quiser matar a fome ou comer doces deliciosos. A praça de alimentação, montada na frente da Igreja do Valongo, terá especialidades de diversos países.

E, para aquelas comprinhas de suvenires e artesanato, a feira de economia criativa Feito em Santos estará montada na Estação do Valongo.

Para os pequenos, a diversão também está garantida. O Espaço Kids terá contação de histórias e brinquedos infláveis na lateral do Museu Pelé, onde também vai ter ponto instagramável para todo mundo marcar sua presença com fotos criativas.

A programação completa pode ser conferida em https://www.turismosantos.com.br/festivaldoimigrante

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.