Circuito Gastronômico acontece até 16 de novembro, tendo a mandioca como principal ingrediente | Boqnews
Divulgação

Paraty

04 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Circuito Gastronômico acontece até 16 de novembro, tendo a mandioca como principal ingrediente

33 restaurantes, cafés e hamburguerias oferecem comidas feitas a base de mandioca

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o dia 16 de novembro, 33 restaurantes, cafés e hamburguerias oferecem comidas feitas a base de mandioca na VI Folia Gastronômica de Paraty.  O ingrediente homenageado do evento, a brasileiríssima mandioca tem a origem de seu nome do tupi e significa casa de mani, sendo mani a deusa dos guaranis e oca, casa. Versátil, nutritivo, saboroso esse tubérculo teria sido descoberto no oeste do Brasil antes da chegada dos portugueses.

Culinária também acontece na rua, durante festival

Culinária também acontece na rua, durante festival

Em Paraty o consumo da mandioca se dá em doces e salgados mas a grande joia da culinária paratiense, derivada da mandioca,  é sem dúvida,  a farinha da terra. A mandioca ainda hoje é plantada nos quintais, colhida em tempo certo, descascada, lavada, ralada, espremida no tipiti e finalmente secada no forno a lenha.

Assim nasce a farinha, pelas mãos experientes de caiçaras, que receberam os ensinamentos de seus pais, avós e bisavós.Uma tradição que se renova com o apoio de órgãos reguladores, que incentivam e orientam as melhorias nas casas de farinha respeitando as tradições e os modos de fazer. Ela, junto com o peixe e a banana foram,  e continuam sendo o pilar de sustento dos caiçaras. É para festejar esse ingrediente que todos os cozinheiros dos restaurantes incluídos nesse roteiro, criaram pratos exclusivos para a Folia Gastronômica.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança é parceira e incentivadora dessa iniciativa e também criou um prato de cerâmica exclusivo para esse festival que será dado pelos restaurantes participantes aos comensais que pedirem o prato do festival.

Folia Gastronômica
Um evento que aconteceu de 2003 a 2008 e que agora volta em novo formato para Paraty, a Folia Gastronômica – de 14 a 16 de novembro – não tem fins lucrativos e tem os objetivos de promover a gastronomia brasileira, desenvolver a qualificação profissional e aquecer o turismo gastronômico e cultural na região. São Benedito, padroeiro dos cozinheiros tem festa tradicional na cidade no final de semana de 13 a 16 de novembro, durante a Folia.

É nesse período que acontecerão as aulas com chefs renomados, de diversos estados brasileiros. A programação está disponível no facebook/foliagastronomica e conta com a participação de chefs como Roberta Sudbrack, Alex Atala, Mônica Rangel, César Santos, Juarez Campos e cerca de mais 20 chefs, além de outros profissionais da área como sommelier, cachacier, barista e outros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.